Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Restrições derrubadas

Rússia abre suas portas para a entrada de carne suína e de frango dos EUA. País cancelou embargos e aumentou lista de plantas aprovadas.

Restrições derrubadas

A Rússia deve derrubar as restrições nas importações de carne suína impostas aos EUA. A alegação era a epidemia da gripe A (H1N1), que se propagou rapidamente nos Estados Unidos. As informações são do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor, em russo), e foram apuradas pelo Pig Progress. De acordo com o chefe do órgão, Nikolai Vlasov, a Rússia foi capaz de deter o avanço da epidemia, ao dar para especialistas algum tempo para o desenvolvimento de uma vacina. “Graças a esta vacina, não há nenhum sentido em restringir a importação de suínos na Rússia”, disse. “Tais recomendações já foram dadas ao governo”.

Além da carne suína, os russos também habilitaram mais duas plantas americanas para exportarem carne de frango ao país, informou o Departamento de Avicultura dos EUA (USDA) ao site Meating Place. As duas empresas já começaram os embarques do produto no dia 21/08.

Peste suína africana- Temente, o chefe do Rosselkhoznadzor disse que a Rússia poderá enfrentar, nos próximos dias, um novo problema, a peste suína africana. Segundo Vlasov, A doença já exterminou a população de javalis, de 3500 para 150 animais. A região da Ossétia do Norte perdeu todos os seus suínos. “A doença ameaça não só os javalis, mas também suínos domésticos”. 

Vlasov defende que o governo dê atenção especial ao tema, pois o dano econômico da peste pode ser superior a 1 bilhão de Euros.