Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UE e México barram aves e ovos dos EUA

Epidemia de gripe aviária no Texas impede exportações .

Redação AI 25/02/2004 – 05h40 – A Comissão Européia decidiu ontem suspender por um mês as importações de frangos e de ovos provenientes dos Estados Unidos após a descoberta da gripe do frango no Texas. México e Coréia do Sul adotaram a mesma medida.

Rússia e Filipinas, que já haviam proibido as importações do Estado de Delaware, estudam estender a decisão a todo o país. Um grupo de aves do Texas foi diagnosticado, na segunda-feira, como tendo uma “infecciosa e fatal”” forma de gripe.

Autoridades sanitárias estão monitorando os funcionários das fazendas da região como precaução contra a primeira epidemia em 20 anos. O Texas é o quarto Estado dos EUA atingido pelo vírus.

“Queremos ter certeza de que não há riscos causados por essas importações”, diz David Byrne, integrante da Comissão Européia de Saúde e Proteção ao Consumidor.

A proibição vale até 23 de março. Os EUA são os maiores exportadores de aves para a União Européia (UE). Um quarto das importações de ovos da UE vem do país.

O governo mexicano anunciou que não comprará ovos, frangos e derivados provenientes de criadouros dos EUA até que as autoridades do país mostrem medidas efetivas para a erradicação do vírus.