Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Antimicrobianos

Como o Uso Racional de Antibióticos está ligado a uma Produção Animal Sustentável 

Como o Uso Racional de Antibióticos está ligado a uma Produção Animal Sustentável 

Leia o artigo da Prof. Dra. Elizabeth Santin – Consultora em Saúde, Desenvolvimento e Sustentabilidade em Produção Animal.

Em produção animal o uso de antimicrobiano foi, por muitos anos, visto como fundamental não somente para tratamento como também para prevenção de enfermidades.  Mas talvez o ponto mais importante seja sua utilização na dieta dos animais como Agente Promotor de Crescimento (AGP). 

Entretanto, o aumento de casos de resistência antimicrobiana, principalmente em clínica médica, chamou atenção para a necessidade urgente de um uso responsável dos antibióticos. Por isso, muitos países têm imposto  legislações para controle do uso de antimicrobianos como AGP, incluindo o Brasil (MAPA Portaria n° 171, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018).

Para exemplificar este cenário, o Sistema Online de Notificação de Infecções  Hospitalares (SONIH) do Estado do Paraná apresentou mais de 24.000  Infecções Hospitalares (IH) descritas em 2022. Uma cepa de alta resistência da bactéria Klebsiella pneumoniae foi o principal agente envolvido nestas infecções. Estas cepas e outras de E. coli que foram isoladas nestas IH eram também resistentes à colistina , que até bem pouco tempo utilizávamos como Promotor de Crescimento em Alimentação Animal (AGP). 

Certamente, esta resistência não se deve somente ao uso deste e outros antibióticos em produção animal, mas deve-se considerar esta aplicação como um ponto crítico relevante no desenvolvimento de microrganismos resistentes. 

O conceito do uso racional de antibióticos refere-se a utilizá-los ao mínimo possível e sempre que necessário, o que, na prática, limita seu uso para tratamento de infecções clínicas, tanto em seres humanos como em animais.

A boa notícia é que em publicação de 2023, a Organização Mundial de Saúde Animal (https://www.woah.org/en/new-report-reveals-global-decrease-in-antimicrobial-use-in-animals ) descreve redução de 13% no uso de antimicrobianos em animais nos últimos 3 anos, e a produtividade animal não diminuiu por causa disso neste período. Em alguns países, até se observou melhora  dos índices produtivos.