Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura

Grupo de trabalho avícola no RS

Empresas da avicultura gaúcha, juntamente com a Abef e a Asgav, reuniram-se com a governadora do RS para discutir formas de apoio à cadeia produtiva de frango e formaram um grupo de trabalho.

O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, o diretor executivo, Ricardo Santin, o Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Eduardo Santos; e representantes de diversas empresas do setor avícola, incluindo os segmento de ovos e genética, reuniram-se ontem (04/01) com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, secretários de Estado e representantes do BRDE, do Banrisul e da CaixaRS.

O objetivo do encontro foi discutir formas de apoio ao setor avícola gaúcho. E resultou na formação imediata de um grupo de trabalho, que já marcou a primeira reunião: 4 de março.

A avicultura contribui com aproximadamente 40 mil empregos diretos e 860 mil indiretos no estado, além de gerar renda para mais de 13 mil produtores integrados. Mas, apesar da sua importância econômica, vem reduzindo a participação na avicultura nacional. A produção avícola gaúcha, que correspondia a 17,76% da produção nacional em 2000, declinou a 10,59% em 2009. E o estado é o terceiro no ranking da exportação.

Estiveram presentes ao encontro empresários e executivos de importantes empresas do setor avícola, como Agrosul, Aurora, Brasil Foods, Diplomata, Frinal, Languirú, Nicolini e Marfrig. E da parte do governo gaúcho houve a participação dos secretários estaduais da Casa Civil, Otomar Vivian; Fazenda, Ricardo Englert; Agricultura, João Carlos Machado; o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Assistência Internacional, Josué Barbosa; além do presidente do Banrisul, Fernando Lemos; dos diretores do BRDE, Mario Bernd e Celso Bernard; e da CaixaRS, Edemar Tutikian. 

Após uma breve apresentação do Presidente Executivo da Abef a palavra foi aberta a representantes das empresas, que apontaram fatores de desestímulo à atividade, como questões ligadas a créditos tributários.

Ao final, a governadora elogiou a importância do encontro e pôs o secretariado à disposição do setor. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, garantiu.

 “As empresas compareceram de forma expressiva, demonstrando a importância que conferíamos à agenda. E a governadora demonstrou enorme apreço pelo nosso setor. Com esse trabalho conjunto, certamente encontraremos formas de estimular a avicultura gaúcha”, destacou Turra.