Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro

Abef e Abipecs recebem adidos

Futuros adidos receberão briefing detalhado de questões ligadas às carnes de frango e suína.

Abef e Abipecs recebem adidos

Os oito futuros adidos agrícolas selecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para trabalhar em embaixadas brasileiras, foram recebidos ontem pelos Presidentes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, ao lado de suas respectivas equipes.

O encontro, realizado na sede da Abef, em São Paulo, reuniu os futuros adidos em Moscou, Rinaldo Junqueira de Barros; em Washington, Horrys Friaça Silva; em Bruxelas, Odilson Luiz Ribeiro e Silva; em Tóquio, Gutemberg Barone de Araújo; em Genebra, Guilherme Antonio da Costa Júnior; em Pretória, Gilmar Paulo Henz; Pequim, Esequiel Liuson; e Buenos Aires, Bivanilda Almeida Tapias. Eles estavam acompanhados pelo Secretário de Relações Internacionais do MAPA, Célio Porto.

Em sua apresentação, Turra destacou que a escolha dos adidos agrícolas representava a concretização de um sonho alimentado desde quando ocupou o Ministério da Agricultura, em 1988/1999. “Quando ministro, em compromissos no exterior, me deparava com adidos agrícolas de países como Argentina e Chile. E como deputado federal fiz inúmeros discursos na Câmara defendendo que o Brasil fizesse o mesmo”, frisou.

O secretário Célio Porto também considerou a escolha dos adidos agrícolas “uma bandeira de longa data”. Ele destacou a transparência e o rigor do processo de seleção, e ressaltou que os oito adidos eram representantes de uma elite do Ministério da Agricultura.

Já o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, disse que era uma “grande satisfação que desafios tenham sido superados para que o Brasil tivesse seus adidos agrícolas nessas oito capitais”. E defendeu uma comunicação ágil com o setor privado.

Na próxima sexta-feira, sete dos oito adidos se reunirão novamente com equipes da Abef e Abipecs para receberem um briefing detalhado de questões ligadas às carnes de frango e suína no acesso aos mercados dos países para onde serão destacados.