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Indústria Avícola deve mudar frente a pandemia em três estágios, aponta Rabobank

O impacto na indústria e o foco necessário do investidor mudarão com o tempo e cada estágio exigirá uma abordagem diferente por parte dos investidores de um perspectiva estratégica e operacional

Indústria Avícola deve mudar frente a pandemia em três estágios, aponta Rabobank

A pandemia Covid-19 teve um grande impacto na indústria avícola mundial, com enormes interrupções nos mercados globais e locais desde o início de 2020. Isso teve um grande impacto nas margens da indústria e, em média, houve uma pressão para baixo nas margens, embora as diferenças entre as empresas sejam maiores do que antes. De acordo com o Rabobank pode-se esperar mais mudanças nos mercados e nas condições de fornecimento a curto e longo prazo.

Conforme análise do banco essas grandes mudanças exigirão constantes ajustes por parte dos investidores para otimizar sua posição sob as mudanças nas condições de mercado de curto e longo prazo. As empresas que fizerem isso da maneira certa serão capazes de superar a indústria e fortalecer sua posição individual no mercado.

Para os analistas o impacto na indústria e o foco necessário do investidor mudarão com o tempo. Essa mudança deve ocorrer em três estágios, com cada estágio exigindo uma abordagem diferente por parte dos investidores, tanto de uma perspectiva estratégica quanto operacional

Fonte: Rabobank

Estágio 1: Impacto – Grande Disrupção Global (2020)

De acordo com o Rabaobank o primeiro estágio do impacto da Covid19 na indústria avícola foi altamente perturbador. Os governos implementaram níveis de restrições aos movimentos das pessoas, incluindo bloqueios totais, tentando impedir a disseminação da Covid19. Isso gerou pressão nos mercados locais, onde os consumidores deixaram de comprar produtos em canais dedicados ao consumo fora de casa e passaram a comprar mais produtos em canais para consumo doméstico. O bloqueio na China resultou em uma queda de 45% nas vendas de serviços de alimentação no primeiro trimestre de 2020, enquanto a UE e os EUA viram sua maior queda no segundo trimestre, com quedas respectivas de 50% e 42% nas vendas de serviços de alimentação.

Ao mesmo tempo, observou-se grandes impactos nas cadeias de abastecimento, incluindo problemas operacionais nas fábricas com ausências de trabalhadores e problemas logísticos na distribuição de insumos para as operações dentro de uma empresa e também globalmente.

Essas mudanças na demanda e na oferta foram altamente perturbadoras para os mercados de aves e tiveram um padrão geral de queda na demanda por aves, uma vez que o consumo doméstico não compensou totalmente a redução do consumo fora de casa. Isso impactou significativamente os mercados globais, com os preços dos insumos caindo especialmente nos primeiros meses após os surtos iniciais da Covid-19. Os impactos no mercado avícola global geralmente seguiram o padrão de propagação do vírus

Em geral, a indústria avícola foi mais afetada pela Covid-19 do que outras indústrias de proteína, incluindo carne de porco, carne bovina e ovos em 2020. Para os analistas a principal razão para isso é a alta dependência da indústria em canais fora de casa e, em particular, em vendas para serviços de alimentação.

Estágio 2 – Mercado duplo e o caminho para a recuperação em 2021

Em 2021, o Rabobank acredita que a disseminação global contínua da Covid-19 tenha um impacto significativo no mercado até que o vírus seja gradualmente mais controlado por meio da introdução de melhores tratamentos e distribuição mundial de vacinas como as que estão sendo lançadas atualmente. No primeiro semestre, ainda haverá alta pressão da Covid-19, que provavelmente reduzirá gradualmente na segunda metade do ano, quando os programas de vacinação se tornarem mais impactantes. Isso levará a uma pressão contínua sobre os mercados de serviços de alimentação e altas vendas em supermercados, mercados de bairro e entrega de comida online, embora o serviço de alimentação se recupere um pouco no segundo semestre.

Os mercados de aves devem enfrentar tendências duplas. De um lado estarão os consumidores que mantiveram seus empregos ou negócios e aumentaram seu poder de compra devido à redução nos gastos com alimentação e viagens limitadas. Este grupo de consumidores gastará mais dinheiro em supermercados, entrega de mercearia e serviços de alimentação online e lojas de bairro e especializadas. Eles procurarão produtos que normalmente compram em restaurantes ou locais onde costumam viajar.

Do outro lado, estarão os consumidores que foram economicamente afetados pela Covid-19. Eles perderam empregos ou negócios e agora serão muito influenciados pelos preços. Esses consumidores buscarão opções de valor em produtos, conceitos de varejo e serviços de alimentação.

Fonte: Rabobank

Esta tendência de mercado duplo ocorrerá em um contexto no qual os custos da ração deverão ser altos e voláteis. Os preços de soja, trigo e milho em 2021 devem ficar em níveis que estão, em média, 40% a 50% acima dos níveis do primeiro semestre de 2019 (quando os preços ainda estavam estáveis) e atingir os níveis mais altos desde o ‘biocombustível’ anos de 2007 a 2013, quando os preços atingiram máximos históricos. Como os custos de produção serão altos e voláteis, a disciplina de crescimento da oferta será ainda mais importante do que em 2020, especialmente devido à forte tendência de preços este ano.

Da perspectiva do investidor, será importante ajustar a estratégia, posicionamento e abordagem de mercado de uma empresa para o ambiente de mercado altamente disruptivo e volátil do estágio 2. Isso significará um equilíbrio ideal entre o posicionamento de mercado de uma empresa (canais de vendas – varejo vs. foodservice, vendas de alimentos online e vendas para mercados tradicionais), seu portfólio de produtos (com foco especial na mudança de confiança do consumidor, trabalho mais remoto e a tendência esperada de mercado dual), bem como sua estratégia de abastecimento.

Estágio 3 – Uma perspectiva de investimento pós-Covid-19 (2022)

Além dos impactos disruptivos no mercado de curto prazo nos estágios 1 e 2, os analistas acreditam que a Covid-19 tenha consequências para as oportunidades de investimento de longo prazo  até 2030. O banco aponta seis principais fatores de mudança no período pós-Covid que moldará o sucesso ou o fracasso das estratégias globais de investimento em avicultura. Algumas das mudanças dos estágios 1 e 2 também serão importantes a longo prazo, como trabalho mais remoto, mais vendas online de alimentos e maior ênfase na produção local. Esses fatores têm o potencial de moldar os fluxos de investimento na próxima década. Um fator adicional a longo prazo é a recuperação gradual da produção de carne suína nos países afetados pela PSA na Ásia, o que afetará as indústrias locais (aumento da concorrência da carne suína e possíveis riscos de excesso de oferta) e também o comércio global. Os investidores globais e locais precisam afinar suas estratégias para esta nova realidade, e isso vai criar fluxos de investimento diferentes e mais consolidação e internacionalização.

Fonte: Rabobank