Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Alto custo de ração ameaça 25 milhões de empregos na indústria avícola da Nigéria

O presidente da Associação de Avicultura da Nigéria direcionou sua frustração ao Banco Central da Nigéria por bloquear os desenvolvimentos no setor, embora reconhecesse que os esforços recentes do governo tiveram efeitos multiplicadores positivos

Alto custo de ração ameaça 25 milhões de empregos na indústria avícola da Nigéria

A Associação de Avicultura da Nigéria, PAN, afirmou que os avicultores estão encerrando as operações devido ao aumento do custo do milho, que serve como alimento significativo para as aves do setor.

A associação, em nota assinada por Domingo Ezeobiora, presidente nacional do PAN, ao lado de Onallo Akpa, diretor-geral, disse que o setor precisa da intervenção do governo, ou corre o risco de entrar em colapso total e colocar em risco mais de 25 milhões de empregos no setor, de acordo com um relatório da Leadership.

Ele direcionou sua frustração ao CBN por bloquear os desenvolvimentos no setor, embora reconhecesse que os esforços recentes do governo tiveram efeitos multiplicadores positivos particularmente a restrição à importação de frango congelado.

Com a dispensa atual, a associação disse que a indústria avícola está frustrada com a Bolsa de Mercadorias da Nigéria (NCX), bem como com a Reserva Estratégica de Milho (SMR) sob o Banco Central da Nigéria (CBN).

O que os avicultores querem

O PAN observou que o banco central cancelou a alocação de 40.000 toneladas métricas de milho destinadas a facilitar a produção de aves. Ele acusou o banco de também impedir os agricultores de produzirem o grão, fazendo com que os preços subissem no mercado.

A declaração dizia em parte: “no momento, a indústria avícola na Nigéria está à beira do colapso total se uma intervenção urgente não for canalizada sem mais demoras, estamos cientes de que o governo declarou estado de emergência sobre a situação de segurança alimentar do país, mas a situação da indústria avícola exige uma intervenção urgente para salvar a indústria do colapso total”.

Propondo uma solução para o possível colapso da indústria, a PAN pede ao governo que direcione os ministérios relevantes para salvar a situação, garantindo que haja milho suficiente a preços acessíveis.

A associação cobrou que o governo oriente a liberação de 20 mil toneladas de mais e pelo Ministério Federal da Agricultura e Rural das Reservas Estratégicas de Alimentos do Ministério para a avicultura. Isso, acrescentou, deve ser feito por meio da Associação de Avicultura da Nigéria a preços com desconto para mitigar os desafios enfrentados na indústria de aves da Nigéria.

A PAN também exigiu que as alocações de ambas as organizações fossem feitas à taxa (preço) por tonelada métrica com base no entendimento das partes. Acrescentou que as organizações devem ter o poder de intervir em setores críticos da economia para fins de desenvolvimento e não para mercadorias.

No entanto, instou o governo a se concentrar na construção da indústria como parte dos objetivos gerais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.