Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Custos de produção de suínos têm queda em agosto

No acumulado do ano, o ICPSuíno registra uma variação de -27,98%, e nos últimos 12 meses, uma queda de -23,85%

Custos de produção de suínos têm queda em agosto

No mês de agosto, os custos de produção de suínos registraram uma redução, de acordo com os estudos mensais da Central de Inteligência de Suínos (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves, apresentou uma variação de -0,71%, encerrando o mês com 332,67 pontos.

Em agosto, o ICPSuíno teve uma queda predominante nos itens de custo, incluindo uma diminuição de 0,79% no componente de nutrição, que representa 73,18% do custo total de produção. Como resultado, o custo de produção por quilo de suíno vivo produzido em sistema tipo ciclo completo em Santa Catarina chegou a R$ 5,82, reduzindo R$ 0,04 por quilo vivo em comparação a julho. No acumulado do ano, o ICPSuíno registra uma variação de -27,98%, e nos últimos 12 meses, uma queda de -23,85%. A revisão nos coeficientes técnicos realizada em janeiro de 2023 contribuiu com uma redução de 16,2 pontos percentuais, enquanto os preços foram responsáveis pela diferença na variação ao longo do ano e dos últimos 12 meses.

Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos da CIAS devido à sua posição de destaque na produção nacional de suínos e frangos de corte, respectivamente.

IPC