Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária

<p>Estudo sugere que sintomas da doença podem variar. Segundo a pesquisa, o número de infecções de seres humanos pode ter sido subestimado.</p>

Redação AI 18/02/2005 – Uma pesquisa realizada pela Oxford University, e publicada ontem pelo New England Journal of Medicime, sugerem que os sintomas da gripe aviária podem variar entre os seres humanos e serem maiores do que se acreditava. O estudo sugere que, por isso, o número de infecções pode ter sido subestimado.

Desde que um novo surto da doença foi detectado na Ásia, o vírus da gripe aviária já matou 45 pessoas na Tailândia, Vietnã e Camboja.

Segundo Dr. Menno de Jong, do centro de pesquisas clínicas da Universidade de Oxford, a morte de um menino no Vietnã, cujos sintomas eram diarréia, febre, vômitos e convulsões, e não os severos problemas respiratórios associados ao vírus, que antes não estava ligada à influenza, pode indicar que outras vítimas morreram sem apresentar os sintomas respiratórios. O menino morreu em fevereiro do ano passado, mas apenas em novembro testes realizados com amostras do garoto indicaram que a causa de sua morte foi a gripe aviária.

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Maria Cheng, considerou a descoberta muito significativa, porque agora “deveremos ampliar as buscas por novos casos. E isso certamente implicará no tratamento da doença”. As informações são da Dow Jones.