Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Fundesa-RS: aumento de 140% nos investimentos setoriais da avicultura

Fundesa-RS: aumento de 140% nos investimentos setoriais da avicultura

Ao longo de 2023, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul destinou mais de R$ 1,2 milhão ao setor avícola, registrando um notável crescimento de 140% em relação aos investimentos de 2022. “Observamos que esse aumento nos aportes para o setor de aves coincidiu com a chegada da Influenza Aviária ao Brasil, impulsionando investimentos em medidas preventivas”, destaca José Eduardo dos Santos, conselheiro e presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura.

Os dados foram apresentados durante a última assembleia geral da entidade, revelando o balanço anual do fundo. Mesmo antes da detecção da Influenza Aviária no país, o Fundesa-RS já vinha dedicando recursos para prevenção e conscientização dos produtores, por meio de comunicados à imprensa e produção de materiais informativos distribuídos nas regiões de maior risco. “É uma característica do Fundo prestar atenção às estratégias de prevenção, envolvendo os produtores no sistema de saúde animal com responsabilidade compartilhada”, ressalta Rogério Kerber, presidente do Fundesa.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 15 de março. Não perca!

Há um ano, em fevereiro de 2023, os primeiros casos de Influenza Aviária foram detectados no Uruguai, o que acendeu alertas no Rio Grande do Sul devido à proximidade geográfica. Durante esse período, os técnicos da Secretaria da Agricultura receberam treinamento e atualizações sobre a doença para garantir a prontidão para lidar com ela. Embora casos tenham sido identificados em aves silvestres, as medidas preventivas e as diretrizes do Serviço Veterinário Oficial, apoiadas pelo fundo, têm impedido que a doença afete as granjas comerciais.

As orientações de cuidado e o monitoramento em áreas de migração de aves silvestres continuam sendo prioridades. Em caso de suspeita de doença ou avistamento de aves mortas sem causa aparente, é recomendado contatar o Whatsapp da Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura no número 51 98445-2033.