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Professores discutem desafios do ensino da suinocultura

<p>Comunidade acadêmica propõe a unificação curricular das faculdades do Mercosul.</p>

Redação SI 04/05/2005 – A suinocultura é um mercado altamente competitivo e exigente. Formar profissionais bem qualificados para atuar nesta área específica está entre os desafios do ensino de veterinária no Brasil. Para discutir as possibilidades acadêmicas da suinocultura, a Abraves (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos) realiza o 2 Encontro  dos Professores de Suinocultura. O evento é paralelo ao 12 Congresso da Abraves que acontece de 4 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE).

Serão debatidos assuntos como carga horária, conteúdos programáticos e a unificação curricular das faculdades de medicina veterinária do Mercosul. Sobre isso, o pró-reitor de graduação da Universidade Complutense de Madrid, Prof. Dr. Manuel Rodrigues Sanchez, apresentará a experiência da comunidade européia pela unificação dos currículos.

Uniformizar o ensino da suinocultura nas diferentes regiões do país, segundo a coordenadora do encontro, Prof Dr Vânia Maria Arantes, especialista em produção e sanidade suína pela UFPR, doutora em Zootecnia pela Unesp Jaboticabal, seria importante para obter melhor qualificação profissional. A experiência da unificação curricular das faculdades européias mostrou que a integração faz do veterinário um profissional reconhecido e valorizado, com acesso para atuar em várias regiões distintas da sua origem.

Vale lembrar que as diferenças na União Européia são maiores do que aqui, inclusive com variedade de idiomas e dialetos. “Creio que traçar diretrizes comuns para tantos países foi mesmo um grande desafio”, diz a coordenadora. “Se pensarmos no Brasil e Mercosul, a uniformização tem grande possibilidade de ampliar o mercado de trabalho para o profissional brasileiro bem qualificado”, ressalta.

De acordo com Vânia Maria Arantes, “atualmente, há uma grande quantidade de escolas e vagas, o que muitas vezes gera baixa qualidade de ensino”, pondera. A falta de verba, principalmente para pesquisa, também impõe restrições. A solução está em sensibilizar órgãos de fomento federais, estaduais, municipais; além de estreitar parcerias com empresas privadas. “É de suma importância a valorização da classe acadêmica para a cadeia suinícola”, finaliza.

Serviço: 2o. Encontro dos Professores de Suinocultura – 12 Congresso da Abraves

Data: 5 de outubro de 2005

Local: Centro de Convenções do Ceará (Fortaleza)

E-mail: [email protected]