Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

2007, ano de Recuperação da Agricultura

<p>Depois de dois anos de forte estiagem e de quebras na produção, a sinalização de uma boa safra aponta para um cenário positivo.</p>

Redação (07/03/07) – Este ano tem início o processo de superação da crise da agricultura.´´Os produtores irão precisar de mais dois anos de bons preços e boa produtividade para que a agricultura volte a se reequilibrar´´, afirmou André Pessoa, diretor da Agroconsult, instituto privado de análises do agronegócio.

Pessoa é o idealizador do Rally da Safra 2007, expedição técnica que está percorrendo o Brasil para avaliar as condições da safra de grãos. Durante o final da semana passada, a equipe percorreu as regiões Oeste, Noroeste e parte do Norte do Paraná para monitorar as lavouras de soja e milho.

Segundo ele, a produtividade da soja deve ficar na casa das 50 sacas por hectare, média bem superior à alcançada na safra passada, quando a colheita foi de cerca de 40 sacas por hectare. ´´As condições das lavouras estão pouco melhores do que esperávamos. O Paraná deverá ter uma safra dentro das expectativas´´, observou.

Levantamento preliminar aponta que a produção deverá crescer 26,4%, atingindo 11,9 milhões de toneladas. Apesar disso, ele lembrou que esta foi a primeira vez que as plantações foram atingidas mais severamente pela ferrugem

O controle foi bem feito graças à utilização de tecnologia e do controle feito pela Embrapa e pelas próprias cooperativas´´, afirmou Pessoa. Além disso, a projeção é que a oleaginosa alcance bons preços a médio prazo. Os pilares de sustentação são basicamente: redução da área plantada da oleaginosa nos Estados Unidos e aumento da demanda mundial para fabricação de biodiesel.