Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ovos para fora

Brasil pode triplicar exportação de ovos, diz Abef. O mundo árabe é hoje o principal mercado para os ovos brasileiros no exterior.

Ovos para fora

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) pretende passar a promover também as exportações de ovos. O tema foi discutido na quinta-feira (08/04) pela entidade com empresas do ramo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O mundo árabe é hoje o principal mercado para os ovos brasileiros no exterior.

O presidente da Abef, Francisco Turra, disse à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) que a entidade decidiu apresentar um projeto de promoção comercial aos produtores de ovos porque, em primeiro lugar, o Brasil “tem um grande potencial” já demonstrado pela carne de frango, que chega a 154 países, e tem todas as condições de se tornar um dos grandes fornecedores mundiais de ovos.

Além disso, segundo ele, nos vários eventos de negócios que a associação participa ficou clara a grande demanda internacional por ovos. Os produtores brasileiros, no entanto, não têm o mesmo grau de organização existente no setor de frangos. Só para se ter uma idéia, no ano passado as exportações de ovos renderam cerca de US$ 40 milhões e as de frango US$ 5,8 bilhões, segundo dados da Abef.

“Esse valor pode triplicar com rapidez”, afirmou Turra. Para tanto, ele destacou a necessidade de abertura de mercados e a capacitação técnica e sanitária dos produtores para que eles atendam às exigências internacionais. O executivo disse que conversou com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, que se comprometeu a designar um funcionário para atender o ramo de ovos.

Segundo Turra, hoje existem apenas oito empresas exportadoras de ovos no Brasil, mas existe potencial para mais do que dobrar esse número. “Há condições de ampliar o mercado interno e aumentar muitíssimo o externo”, destacou.

A Abef pretende replicar na área de ovos as ações de marketing e de promoção comercial que utiliza no setor de frangos, como a participação em feiras internacionais com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Cabe agora aos produtores se engajarem na iniciativa.