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Japão ultrapassa a Arábia Saudita na compra da ave nacional

As importações japonesas concentram-se em cortes de frango.

Redação AI 12/02/2003 – Como já sinalizavam os dados preliminares, o Japão fechou 2002 como o maior comprador de frango nacional, ultrapassando o mais tradicional mercado brasileiro para o produto, a Arábia Saudita. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam que as exportações brasileiras para o mercado japonês geraram receita de US$ 215,1 milhões, valor 29,44% maior que o do ano anterior. Já os embarques de frango para a Arábia Saudita somaram US$ 188,2 milhões, uma queda de 20,43% em relação a 2001.

Vale ressaltar que as importações japonesas concentram-se em cortes de frango.

No entanto, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Japão não é um mercado firme para a carne de frango, uma vez que em 2002 o país enfrentou problemas com a importação de carne bovina e casos do mal da vaca louca. O órgão norte-americano prevê um retrocesso de pelo menos 2% nas importações de carne de frango realizadas pelo Japão em relação ao ano passado.

Por outro lado, dados do USDA apontam que a demanda japonesa por industrializados de frango, além de se manter deverá ser ampliada ao longo do ano.

Segundo as últimas estimativas do USDA, a produção japonesa de carne de frango totalizou 1,097 milhão de toneladas em 2002, enquanto as importações giraram em torno das 757 mil toneladas. Para 2003, as previsões são de uma produção de 1,085 milhão de toneladas e importações de 740 mil toneladas.

Já para o Brasil foi estimado um aumento de 5% na produção de carne de frango em relação às 7,355 milhões de toneladas alcançadas em 2002. As exportações também devem crescer 5% para 1,68 milhões de toneladas.