Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Boa fase

Exportações brasileiras de frango somam 1,139 milhão de toneladas nos nove primeiros meses do ano.

Redação AI 25/10/2002 – Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Exportadores de Frangos (Abef) apontou que as exportações brasileiras de frango somaram 1,139 milhão de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, com receita de US$ 986 milhões. Tal índice indica que as vendas externas são 25% maiores em volume e 2,5% maiores em receita sobre o desempenho de igual período de 2001.

Somente em setembro, conforme dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), as exportações brasileiras de frango alcançaram um volume de 245,1 mil toneladas, 74,6% acima de agosto deste ano e 118,6% a mais que setembro de 2001. Deste total 104,2 mil toneladas são frango inteiro e 140,8 mil cortes de frango. Em receita, as exportações totalizaram US$ 191,45 milhões, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

A exportação recorde em setembro tem relação com a antecipação dos embarques para a União Européia por conta da legislação que elevou o imposto de importação dos cortes de frango salgado. As vendas para a União Européia somaram 27,4 mil toneladas em setembro, bem acima das 19,7 mil de igual mês de 2001. A desvalorização cambial e as vendas para Rússia e Oriente Médio também sustentaram os números expressivos.

A resolução da União Européia entrou em vigor no fim de julho, mas alguns grandes frigoríficos tinham licenças para vender pelas regras antigas até outubro. Uma fonte do setor exportador afirma que empresas como Sadia, Doux Frangosul e Perdigão embarcaram o que puderam para a Europa.