Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AgriMercado

AgriMercado - Resumo da Semana

AgriMercado - Resumo da Semana

Aves e Suínos
A semana foi marcada pela tragédia no Rio Grande do Sul, o que já está impactando significativamente o transporte de suínos e produtos suínos no estado gaúcho, afetando o comércio da proteína animal, como avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No setor de aves, o cenário não é diferente. As inundações causaram queda de pontes e a destruição de estradas essenciais para a ligação entre as principais regiões produtoras, resultando em um ritmo mais lento de negociações comerciais, tanto internamente quanto para outros estados.

***

Exportações
No mês de abril, as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 480,7 mil toneladas em abril, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). É o segundo melhor resultado da série histórica do setor, superando em 10,5% o total embarcado no mesmo período de 2023, com 435,1 mil toneladas.

***

Preço dos ovos
Ainda sobre abril, levantamento do Cepea indica que os preços dos ovos sofreram quedas significativas devido à redução na demanda. Isso resultou em um decréscimo no poder de compra dos avicultores paulistas em relação aos principais insumos da atividade, que são o milho e o farelo de soja, comparado ao mês anterior.

Entretanto, um cenário mais positivo é observado ao comparar com abril de 2023, quando os insumos apresentaram desvalorização mais acentuada que os ovos.

Milho
Em abril de 2024, o mercado de milho experimentou uma queda nos preços em várias regiões do Brasil, influenciada pela boa progressão da colheita da safra de verão e as expectativas otimistas para a segunda safra, segundo análise do Cepea.

***

Soja
No caso da soja, as negociações de soja intensificaram-se no mercado brasileiro durante o mês de abril, impulsionadas por uma demanda crescente tanto no mercado interno quanto externo. Um fator notável foi a valorização do dólar frente ao real, que alcançou a média de R$ 5,13, o maior valor desde março do ano anterior, tornando as commodities brasileiras mais atrativas para os importadores.

***

Valor da Produção Agropecuária (VPA)
O Valor da Produção Agropecuária (VPA) de Santa Catarina em 2023 alcançou o recorde de R$64,3 bilhões, representando um crescimento nominal de 6,6% sobre o VPA de 2022, que era o recorde anterior. A produção animal – leite e suínos, frango e bovinos para abate – representou 52,6% da composição do VPA. Esses e outros dados integram a 44ª edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, lançada pela Epagri.

***

Leia estas notícias e muito mais no nosso site: www.agrimidia.com.br