Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa inédita no Brasil busca mapear o genoma do frango

A intenção é descobrir os genes responsáveis por características que agradam ao consumidor, como a maior quantidade de peito na carcaça.

Redação AI 11/09/01 – A Embrapa Suínos e Aves está desenvolvendo uma pesquisa inédita e que pode representar muito para o futuro da avicultura brasileira. Em parceria com a ESALQ/USP, de Piracicaba, a pesquisadora Mônica Ledur trabalha para mapear o genoma do frango.

A intenção é descobrir os genes responsáveis por características que agradam ao consumidor, como a maior quantidade de peito na carcaça. Ou ainda os genes responsáveis pela resistência a certos tipos de doença, o que diminuiria os custos de produção.

Segundo a pesquisadora Mônica Ledur, os primeiros resultados em torno do estudos sobre o genoma do frango poderão ser sentidos já nos próximos anos dentro da avicultura brasileira.

“Não há dúvida de que a possa dessa informação será decisiva dentro do mercado internacional do frango”, previu a pesquisadora. A pesquisa desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves e ESALQ/USO é inédita em todo o Hemisfério Sul.

Experimentos similares estão acontecendo apenas em países do Hemisfério Norte, que possuem condições ambientais diferentes.