Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,99 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,46 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,19 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,73 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,84 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,45 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,25 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,28 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,33 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 136,39 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 139,78 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 149,48 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 151,41 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,24 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 143,92 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,13 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,15 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.183,48 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.028,65 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 143,24 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 136,81 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 128,37 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 156,06 / cx

Comentário Avícola

Produção avícola de olho na última ponta da cadeia: o consumidor - por Marcelo Huber

A avicultura brasileira há anos evolui com profissionalismo. Da criação de galinhas no quintal, hoje temos uma produção em grande escala.

A avicultura brasileira há anos evolui com profissionalismo. Da criação de galinhas no quintal, hoje temos uma produção em grande escala, onde todos os elos da cadeia, desde a produção até a indústria, buscam por meio de estudos e tecnologia aprimorar seus serviços e produtos com base na sustentabilidade e na segurança do alimento. Nós sabemos disso, mas e o consumidor, sabe disso? 

Ainda há uma grande “distância” entre a produção e o consumidor final. Todo esse trabalho feito pelo setor avícola ainda é um universo desconhecido para muitos brasileiros, ou seja, para os consumidores da carne de frango “Made in Brazil”. Brasileiros que desconhecem todo o processo de produção e ainda acreditam em mitos e lendas a cerca da avicultura. Por isso, é importante que todos os elos da produção avícola estejam atentos ao que pensa esta outra ponta da cadeia. É tarefa de todos, seja indústria de nutrição e alimentação animal, avicultores, granjas e frigoríficos desmistificar e esclarecer. 

Atualmente, com a explosão das redes sociais, a comunicação tem outra face. E é por meio dessas redes a melhor maneira de conversar diretamente com o consumidor. De maneira simples, mas eficaz, podemos explicar com propriedade questões que preocupam como a segurança do alimento e o bem-estar animal. 

Esses mitos relacionados a contaminação, hormônios e bem-estar ofuscam fortemente todo o trabalho realizado pela cadeia, pois se espalham rapidamente. É obvio que há sempre o que evoluir em qualquer sistema de produção, mas também é preciso mostrar em que estágio estamos dessa evolução. 

É curioso dizer que em território internacional, a carne brasileira é mais valorizada por sua qualidade do que em seu próprio país. Por isso, ressalto, se todos mostrarem um pouquinho de seu trabalho de forma simples, o consumidor irá notar e valorizar a qualidade da carne brasileira.

Marcelo Huber, sócio diretor da Sanex Comércio e Indústria Veterinária (Curitiba/PR), empresa de aditivos para nutrição animal.