Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Setor avícola brasileiro vislumbra alívio

No primeiro quadrimestre de 2023, Brasil cresceu 12% nas exportações

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

A resiliência é uma palavra-chave presente todos os dias na avicultura, afinal, é um setor que há mais de anos tem um elevado custo de produção devido aos preços das commodities, e também alavancado elevado impacto mensal financeiro cadeia que exige capital de giro para que possa rodar e para os investimentos necessários.

No entanto, uma boa notícia surge para o setor no segundo semestre. A expectativa de redução de custos traz uma visão melhor para uma indústria que sofre com os resultados há praticamente dois anos e, em especial, no primeiro trimestre deste ano.

O Brasil tem um crescimento do alojamento neste primeiro trimestre comparado com 2022 na ordem de 2,8%, mas comparado com o último trimestre de 2022 há um decréscimo de 6,7%. Isso faz com que a produção do segundo trimestre seja levemente menor do que a que obtivemos no primeiro trimestre, em razão dos abates deste primeiro trimestre trazerem os alojamentos de novembro e dezembro para a realidade de produção.

A produção agora está entrando em um ponto de equilíbrio, que é o objetivo do setor, traz uma oportunidade de exportação, onde os crescimentos em relação a 2022 chegam a 15%. Para o primeiro quadrimestre, o Brasil cresce 12%, e olhando para as primeiras semanas de maio, indicam embarcadas 100 mil toneladas de corte de frango. Se olhamos para a produção do primeiro trimestre menos as exportações e o consumo per capita, temos um equilíbrio entre o que foi produzido e o que foi consumido.

Agora no segundo trimestre, com uma tendência de produção levemente menor em razão dos alojamentos no primeiro semestre, quando olhamos com o último trimestre de 2022, nós caminhamos para o equilíbrio entre oferta e demanda, que é o foco do setor no momento, que vem buscando recuperação de resultados.

A avicultura vem enfrentando grandes desafios nos últimos anos, mas a expectativa de redução de custos traz uma visão otimista para o setor. A exportação é uma grande oportunidade para impulsionar a produção e equilibrar a oferta e demanda.

E se você quer saber mais sobre as expectativas para a avicultura em 2023, confira o vídeo abaixo e fique por dentro de tudo o que está acontecendo no setor.