Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Cal-Maine Foods suspende temporariamente instalação no Kansas afetada pela gripe aviária

Empresa informou que a gripe aviária altamente patogênica afetou cerca de 684.000 galinhas poedeiras, ou quase 1,6% de seu rebanho total.

Cal-Maine Foods suspende temporariamente instalação no Kansas afetada pela gripe aviária

A produtora de ovos Cal-Maine Foods (CALM.O) anunciou nesta terça-feira que suspendeu temporariamente a produção em uma instalação no Kansas após alguns animais do rebanho testarem positivo para a gripe aviária.

A empresa informou que a gripe aviária altamente patogênica afetou cerca de 684.000 galinhas poedeiras, ou quase 1,6% de seu rebanho total.

A Cal-Maine afirmou que essas detecções não representam uma preocupação imediata com a saúde pública e não são uma ameaça ao abastecimento alimentar, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Também informou que não há risco conhecido de gripe aviária associado aos ovos atualmente no mercado, e nenhum ovo foi recolhido, acrescentando que não houve testes positivos para gripe aviária em nenhuma outra localização da empresa até o momento.

As ações da empresa estavam ligeiramente em baixa, a $48,80, nas negociações estendidas após a notícia.

Mais de 72,5 milhões de galinhas, perus e outras aves foram eliminadas desde o início do surto de gripe aviária nos Estados Unidos em fevereiro de 2022, segundo o USDA.

Os casos em rebanhos avícolas comerciais nos EUA aumentaram desde outubro de 2023, e especialistas atribuem a disseminação da doença a aves selvagens. Dados dos EUA mostram que o Kansas não relatou um surto em um rebanho comercial desde fevereiro de 2023.

Outras grandes operações de postura de ovos também foram afetadas. Ohio confirmou na semana passada que uma granja comercial com 2,6 milhões de aves foi infectada e afirmou que as aves estavam sendo sacrificadas.