Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Orientações Técnicas

Manual de bem-estar para galinhas criadas livres de gaiolas será lançado nesta quarta-feira

A publicação já está disponível para download. Evento de lançamento ocorreu de forma online no canal da Embrapa no YouTube.

Manual de bem-estar para galinhas criadas livres de gaiolas será lançado nesta quarta-feira

O produtor de aves criadas soltas para a produção de ovos passa agora a ter uma publicação com orientações técnicas com foco em bem-estar. Nesta quarta-feira (10/03), às 10h30, será lançado o “Manual de Boas Práticas para o Bem-estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livres de Gaiolas” (clique para fazer o download do manual). O lançamento da publicação será no formato online, dentro do canal da Embrapa no YouTube. O tema também foi apresentado no canal do YouTube da TV Gessulli.

No debate, participarão pesquisadores envolvidos diretamente no projeto, que foi encabeçado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Esalq-USP e Embrapa Suínos e Aves. As discussões terão a participação da médica veterinária Lizie Pereira Buss (GCPA/DECAP/SDI/MAPA); do coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea-Esalq-USP), Iran José Oliveira da Silva; e dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Giovanni de Abreu e Helenice Mazzuco.

“Até pouco tempo, a sociedade não tinha interesse ou preocupação sobre a procedência dos produtos de origem animal. Hoje, a realidade é outra e muitos consumidores buscam conhecer a maneira de produção dos alimentos tais como o ovo e derivados. Consequentemente, interessam-se sobre a origem do alimento que colocam à mesa, bem como o tratamento e cuidado que as aves recebem ao longo de suas vidas dentro da granja”, destaca o manual em relação ao por que o tema bem-estar animal ganha cada vez mais importância.

“Assim, os consumidores com mais acesso à informação passam a exigir produtos que, nas etapas de sua produção, levem em consideração a saúde e o bem-estar dos animais, além da qualidade e a segurança do alimento. Para atender a essas exigências, é importante que todos os envolvidos com as práticas de produção conheçam e realizem os manejos adequados aos animais”, complementa o texto da publicação.