Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Zoetis

Soluções para a Doença de Gumboro são debatidas em curso de sanidade avícola

Zoetis organizou em setembro a 24ª edição do Curso de Sanidade Avícola, realizado em Jaguariúna (SP)

Soluções para a Doença de Gumboro são debatidas em curso de sanidade avícola

Participantes e equipe da Zoetis (Foto: Divulgação / Zoetis ) Com cada vez mais gente consumindo a carne de frango brasileira, sua sanidade se torna ainda mais importante. Diante desse cenário, a Zoetis, companhia global de saúde animal, organizou em setembro a 24ª edição do Curso de Sanidade Avícola, realizado em Jaguariúna (SP). Neste ano, o evento reuniu cerca de quarenta e sete pessoas entre veterinários, zootecnistas, técnicos e administradores de negócios avícolas no Brasil.

“O curso de Sanidade Avícola é um momento muito especial, pois conseguimos reunir uma equipe técnica altamente qualificada para demostrar todo o trabalho e conhecimento em saúde de aves da Zoetis para colaborar com as operações e resultados de nossos clientes” explica Eduardo Muniz, Gerente de Serviços ao Cliente da unidade de negócios de Aves e Suínos da Zoetis.

Durante o curso, os palestrantes apresentaram vários temas relacionados ao setor, aliadas ao manejo sanitário e à lucratividade do avicultor. Entre os temas abordados estavam imunologia aplicada à avicultura, técnicas de vacinação, vacinação in ovo, doença de Marek, Bronquite Infecciosa, doença de New Castle, Gumboro, Reovirose, Coccidioses, Clostridioses, Salmoneloses, Colibacilose, entre outros. As aulas, que contaram com palestras teóricas e simulações de situações de campo, incluíram atividades práticas como a necropsia de aves e a coleta de materiais para análise clínica. Os profissionais técnicos da Zoetis acompanharam todo o processo, orientando os participantes  e esclarecendo suas dúvidas.

Neste ano o tema principal foi a doença de Gumboro e seus tratamentos. O Prof. Felipe Caron, da Universidade Federal do Paraná, falou do mecanismo de ação das vacinas de Imuno-Complexo, incluindo a Poulvac Magniplex que chegou ao mercado brasileiro em abril de 2016 e combate este vírus altamente contagioso.  Já o consultor em saúde animal Edson Luiz Bordin discorreu sobre a histopatologia aplicada ao sistema imunológico das aves mostrando a importância da bolsa de Fabrícius para a saúde e produtividade.

“Ao longo de uma semana, conseguimos discutir com os participantes os principais assuntos de sanidade e nos aprofundar sobre as doenças mais comuns em criação de aves. Foram momentos de muito aprendizado de ambas as partes, onde todos acabaram ganhando muito conhecimento e consequentemente se prepararam para enfrentar os desafios do dia a dia nos seus negócios”, finaliza Eduardo. “Com isso, conseguimos colocar em prática mais uma vez os pilares do curso, que são embasamento científico, aplicação prática e relacionamento com os clientes.”