Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

China promete 'importantes esforços' contra poluição

A China, o país mais poluente do mundo, fará importantes esforços a favor do meio ambiente para "reduzir drasticamente a poluição e a contaminação da água", afirmou neste sábado o primeiro-ministro, Le Keqiang.

Flag of the People’s Republic of China
Flag of the People’s Republic of China

A China, o país mais poluente do mundo, fará importantes esforços a favor do meio ambiente para “reduzir drasticamente a poluição e a contaminação da água”, afirmou neste sábado o primeiro-ministro, Le Keqiang.

“A saúde pública e a sustentabilidade do desenvolvimento dependem da poluição e da proteção do meio ambiente”, disse Li em um informe de atividade governamental ante a Assembleia Nacional Popular (ANP).

“Todas as centrais térmicas deverão realizar mudanças técnicas, respeitando normas mais rígidas”, anunciou Li Keqiang. As centrais que não respeitarem as normas serão “fechadas rapidamente”, afirmou ante a câmara.

Além disso, a criação de uma “bolsa de emissões de carbono”, anunciada para 2017, fará parte do novo plano quinquenal (2016-2020).

Este mecanismo estabelecerá obrigações de redução das emissões de gás de efeito estufa e permitirá que diferentes atores (empresas ou países) comprem ou vendam quotas (uma quota corresponde a uma tonelada de carbono), segundo seus níveis de emissões.

Li Keqiang também prometeu “avanços na substituição do carvão por eletricidade e gás” e “completar a política” sobre o desenvolvimento da energia eólica, solar e biomassa.

Contra a poluição, disse que a concentração de partículas de 2,5 mícrons de diâmetro (PM 2,5) – muito perigosas para a saúde – “tem que continuar caindo”.

“Aqueles que superarem os limites de emissões serão castigados severamente”, acrescentou.

Além disso, detalhou várias medidas para economizar, como a transformação de edifícios de consumo energético, campanhas de divulgação para economizar água e reciclar os resíduos.

“As indústrias do meio ambiente (…) devem se converter no pilar do desenvolvimento do nosso país”, disse.