Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Com os ovos aclamados como 'estimuladores da imunidade', os avicultores indianos vêem alívio

A promoção de ovos como uma fonte rica de nutrição e um impulsionador da imunidade está ajudando as fazendas atingidas pela COVID a se recuperarem mais rapidamente.<br /> 

Com os ovos aclamados como 'estimuladores da imunidade', os avicultores indianos vêem alívio

Os avicultores de Andhra Pradesh, na Índia, que sofreram pesadas perdas devido à crise do COVID-19, agora esperam recuperar sua fortuna, já que os ovos estão sendo promovidos como uma rica fonte de nutrição e um dos melhores estimuladores da imunidade.

A crise da COVID-19, que começou em março deste ano, tornou-se a gota d’água que quebrou a espinha do camelo para o setor avícola, que vem enfrentando queda por conta da forte alta dos preços das rações, principalmente do milho e da soja. O número de aves nas granjas avícolas do estado foi reduzido para cerca de três crore de cinco crore e várias pessoas deixaram o negócio.

“Quase 30 por cento das aves foram vendidas ou abatidas, incapazes de suportar as perdas durante as fases iniciais do bloqueio, quando os rumores adversos atingiram fortemente as granjas e o frango foi vendido a preços descartáveis. Até o custo do ovo caiu para Rs 1-1,5 de Rs 4,5 para Rs 5 por peça. Vários criadores de aves estavam prontos para desistir naquele ponto “, disse KV Mukunada Reddy, presidente do NECC (Comitê Nacional de Coordenação de Ovos), East Godavari.

O distrito de East Godavari, juntamente com West Godavari e Krishna, tem a maior participação na produção de ovos do Estado, seguido por Visakhapatnam, dois outros distritos costeiros do norte e distritos de Rayalaseema.  

Como o consumo interno de ovos no estado está entre 25-30 por cento apenas, os avicultores estão dependendo mais das exportações. “A maioria das exportações é para três Estados – West Bengal, Odisha e Assam – com West Bengal sozinha respondendo por 75 por cento das exportações”, disse K Sateesh Reddy, pesquisador de mercado da Zona Leste de Godavari, NECC.

O bloqueio induzido pela COVID-19 havia afetado as exportações de ovos do Estado, devido a problemas de transporte. Embora houvesse isenção para commodities essenciais, os mercados fechados e a relutância dos transportadores afetaram as exportações de ovos.  

“Hoje, estamos testemunhando uma melhora nas condições do mercado, que pode ser atribuída a dois fatores – aumentar a consciência de que os ovos são uma fonte rica de nutrição que pode melhorar os níveis de imunidade, o que aumentou sua demanda, e o segundo fator é a estabilização do preço da ração para aves, “P Subba Reddy, secretário-geral da Federação de Aves de Andhra Pradesh, disse à TNIE.

Antes do lockdown, o custo do ovo oscilava entre Rs 4 a Rs 5 por ovo e durante o lockdown, caiu drasticamente e em um ponto atingiu o mínimo de quase Rs 1 por peça. No entanto, após extensas campanhas de conscientização por parte do setor avícola, do governo e da recomendação do Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) e outras organizações de saúde de que o ovo é um impulsionador da imunidade, a situação começou a mudar.

Durante maio, o preço do ovo oscilou entre Rs 2,70 e Rs 3,20 por peça e em junho melhorou marginalmente e a partir de 15 de julho, com o aumento da demanda e diminuição da produção, o preço do ovo aumentou e hoje está em torno de Rs 4,30 por peça .

“Além da conscientização entre as pessoas, a redução no preço e a subsequente estabilização do preço da ração também ajudaram os agricultores. O preço da ração, que aumentou de Rs 17 para Rs 27 por kg, caiu novamente”, explicou Subba Reddy.

Embora os agricultores esperassem ver o preço de um ovo cruzar Rs 5, considerando o aumento da demanda, o mercado incerto devido ao aumento do número de casos de COVID e a relutância dos consumidores em ir ao mercado por medo, viu o preço ficar abaixo de Rs 5 .

Outro fator importante que ajudou os avicultores desde julho foi que o governo dobrou o fornecimento de ovos para as crianças em idade escolar, embora as escolas tenham sido fechadas. Os ovos junto com outros materiais alimentícios estão sendo enviados para as casas dos alunos.

A partir de setembro, com o lançamento do programa Sampoorna Poshana, segundo o qual os óvulos serão fornecidos a mulheres grávidas, lactantes e crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, os avicultores esperam que a situação melhore ainda mais.

“A situação do mercado local melhorou e o mercado de exportação também deve melhorar nos próximos dias. Os custos da ração se estabilizaram e se a situação atual continuar por mais 7 a 8 meses, as perdas dos avicultores estarão em níveis administráveis. pode esperar o renascimento das fortunas “, disse KV Mukunada Reddy.