Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Projeto de Lei de carne suína aprovado nos EUA tem implementação adiada

Uma proposta da Califórnia que ainda não entrou em vigor proibiria a venda de carne suína que não é criada em instalações com disposições mínimas de espaço

Projeto de Lei de carne suína aprovado nos EUA tem implementação adiada

Embora os produtores de carne suína estejam preocupados com as consequências da Proposição 12 na Califórnia, ainda existe a possibilidade de que a situação seja resolvida de alguma forma.

A Califórnia é a quinta maior economia do mundo e detém 12% da população dos EUA.
 
“Esses são grandes consumidores de carne suína, pessoal”, disse Cody McKinley, do Conselho Nacional de Produtores Suína

McKinley moderou um painel de discussão sobre o assunto durante o Iowa Pork Congress em 26 de janeiro. Juntando-se a ele estava Michael Formica, um advogado da NPPC, que falou sobre as questões legais em torno da Proposta 12.

A proposta, que foi aprovada como uma iniciativa de votação pela Califórnia eleitores em 2018, ainda não foi implementada. Um tribunal da Califórnia decidiu na semana passada que a implementação deve ser adiada por seis meses após a finalização dos regulamentos.

A Formica disse que os opositores da Prop 12 levaram o caso à Suprema Corte dos Estados Unidos, mas ainda não sabem se o tribunal aceitará o caso.

Entre esses casos judiciais, Formica disse que existe a possibilidade de a proposição ser anulada ou limitada pelos tribunais.

A grande questão legal é em relação ao comércio interestadual. A proposta da Califórnia não apenas colocaria requisitos de espaço na produção de carne suína na Califórnia, mas também proibiria a venda de produtos vendidos no estado que não fossem produzidos em instalações que atendessem às disposições de espaço necessárias. Isso afetaria os produtores de carne suína em todo o país.

Há uma proposta semelhante em Massachusetts que os produtores de carne suína também estão observando, disse Formica. A pergunta 3 em Massachusetts foi aprovada pelos eleitores em 2016, mas antes do final do ano a legislatura estendeu a implementação até 15 de agosto e transferiu a jurisdição do gabinete do procurador-geral do estado para o Departamento de Agricultura do estado.
 
Se a Prop 12 acabar se tornando lei como está, alguns frigoríficos provavelmente trabalharão com os agricultores para atender aos requisitos desse mercado, o que significaria certificar que uma certa quantidade de espaço é permitida para todos os reprodutores. 

Isso poderia levar a uma gestação mais aberta porque todas as marrãs com mais de seis meses de idade que poderiam ser reprodutores exigiriam 24 pés quadrados de espaço.

As baias ainda podiam ser usadas para parição, mas seria necessário fazer mudanças na maioria das instalações de criação. 

O custo total por porco pode estar na faixa de US$ 5, de acordo com Kent Bang, da Compeer Financial, que se juntou à Formica para a sessão da semana passada. Mas ele disse que a medida também pode levar ao aumento da mortalidade das porcas à medida que os animais lutam e a menos porcos nascidos vivos devido à perda de embriões.