Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

Exportações de ovos registram aumento de 173,7%

Exportações de ovos registram aumento de 173,7%

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de ovos, considerando tanto produtos in natura quanto processados, atingiram a marca de 1,026 mil toneladas em outubro. Este número representa um aumento significativo de 74,8% em comparação ao total embarcado no mesmo período de 2022, que foi de 587 toneladas.

Em termos de receita, observa-se um crescimento de 38,5%, totalizando US$ 2,389 milhões gerados no décimo mês deste ano, em comparação com os US$ 1,725 milhões registrados no mesmo período de 2022.

Ao longo dos primeiros 10 meses de 2023, as exportações totalizaram 23,669 mil toneladas, revelando um aumento expressivo de 173,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 8,649 mil toneladas. No mesmo intervalo, as exportações de ovos geraram uma receita de US$ 58,715 milhões, representando um aumento de 198,7% em comparação com o total acumulado no mesmo período de 2022, que foi de US$ 19,657 milhões.

·         Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!

Ricardo Santin, presidente da ABPA, destaca que os embarques de ovos continuam a se manter em níveis significativamente elevados em comparação com os últimos 10 anos. Ele prevê que esses números deverão encerrar o ano com volumes de embarques superiores a 1% da produção nacional, trazendo ganhos de mercado e receitas para o país, além de garantir uma quantidade adequada dessa proteína altamente versátil e nutritiva para os consumidores brasileiros.

No que diz respeito aos destinos das exportações, houve uma mudança nas posições dos principais importadores. O Chile, que até recentemente não importava ovos do Brasil, agora lidera como principal destino, com um total de 385 toneladas importadas em outubro. Em seguida, encontra-se o Japão, com 218 toneladas importadas no mesmo período, representando um aumento de 99,6% em comparação com o mesmo período de 2022.

Luís Rua, diretor de mercados, destaca que os produtores brasileiros estão cada vez mais voltando seus olhares para o mercado internacional como uma alternativa adicional de vendas, inclusive aumentando as exportações de ovos processados, que possuem alto valor agregado.