Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

DSM lança programa nutricional para poedeiras em Congresso no México

O Excelegg objetiva atender as principais recomendações para a nutrição de uma poedeira moderna de ciclo único de 100 semanas. No Brasil, o produto estará disponível no primeiro semestre de 2018

DSM lança programa nutricional para poedeiras em Congresso no México

Gerente de Produtos Poedeiras Latinoamérica da DSM, Otavio Antonio RechA DSM lançou oficialmente durante o XXV Congresso Latino-Americano de Avicultura, que acontece em Guadalajara, no México, o programa nutricional Excelegg. A apresentação do novo pacote de soluções direcionadas especificamente às poedeiras foi apresentada em palestra ministrada pelo gerente de Produtos Poedeiras Latinoamérica da DSM, Otavio Antonio Rech, no dia 26 de setembro. O Excelegg inicialmente estará disponível no mercado mexicano, chegando ao Brasil no primeiro semestre de 2018. “O que procuramos trabalhar com Excelegg é cobrir, dentro do que é alcançável por uma proposta nutricional, um espectro das principais demandas de uma poedeira moderna em face ao aumento de seu ciclo produtivo”, comenta Rech.

Segundo o especialista, em condições comerciais, as aves são continuamente expostas a vários fatores estressantes, que podem interferir nas exigências nutricionais. Além do fator externo, as aves estão em contínuo progresso genético e também apresentam demandas fisiológicas relacionadas a fase de crescimento e/ou produção, que são variáveis em relação ao ambiente que se encontram. Existem, além disto, necessidades correlacionadas particularmente com a linha genética a qual pertencem.

“Pela nossa constante observação e profundo contato com os produtores e atentos às necessidades do mercado e consciência da importância da nutrição e seu papel é que estamos mostrando nossa proposta nutricional, que está em linha com as demandas das genéticas que hoje são sentidas em nossos clientes e, desta forma, contribuímos para manter sustentáveis os seus negócios”, afirma o gerente da DSM.

Para o gerente da DSM, o progresso genético é realmente impressionante e estamos atentos às mudanças do mercado e às necessidades dos produtores de ovos. Nosso objetivo é atender as principais recomendações para a nutrição de uma poedeira moderna de ciclo único de 100 semanas, considerando condições de alojamento, ótimo desempenho (produção e qualidade) e exigências de bem-estar, sustentabilidade e saúde, possibilitando que as aves expressem sua capacidade genética e, com isto, aumentando a sustentabilidade dos negócios dos nossos clientes.

O programa nutricional chega ao mercado com alguns pontos-chave visando o êxito de uma poedeira moderna. Como, bom desenvolvimento do sistema ósseo, boa formação e deposição muscular, peso e uniformidade, sistema imune adequado, saúde intestinal, qualidade de ovos aceitável, sustentabilidade da cadeia de ovos, dietas livres de antibióticos melhoradores de desempenho e melhor aproveitamento de ingredientes.

O futuro das poedeiras

Otavio Rech aponta que um ponto crucial das poedeiras no futuro será sua grande eficiência produtiva e o ponto-chave será o comportamento do desenvolvimento destas aves na fase de recria. Podemos afirmar que aves com déficit no crescimento e no desenvolvimento da composição corporal, especialmente em sua formação óssea/muscular, terão dificuldade de expressar plenamente seu potencial genético.

“Os programas nutricionais deverão ser ajustados em face à grande demanda promovida pelo aumento da massa de ovo e as dietas que forem deficientes obterão destas aves perdas substanciais no que tange a qualidade e número de ovos, mortalidade e aparecimento de enfermidades recorrentes”, explica o gerente da DSM.

Segundo aponta Rech, as aves no futuro necessitarão ter preservadas sua saúde intestinal e integridade de fígado de maneira que os nutrientes contidos na dieta possam ser plenamente absorvidos e aproveitados. O uso de enzimas é especialmente importante não somente por fatores econômicos como também para melhorar o aproveitamento de nutrientes, reduzindo a possibilidade de uso dos mesmos por bactérias patogênicas no terço final do trato gastrointestinal (TGI).

“O Excelegg vem, desta maneira, como uma resposta as necessidades dos produtores, atendendo as exigências desta moderna poedeira que num futuro breve estará produzindo mais de 500 ovos/ave/alojada em um único ciclo produtivo de 100 semanas, possibilitando a plena expressão de seu potencial e aumentando a viabilidade dos negócios de nossos clientes”, conclui o especialista.