Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo holandês busca parceria com cooperativas do Paraná

<p>Holanda pretende implementar projeto junto a suinocultores.</p>

Redação SI (18/08/06)- Preocupados com o aumento da emissão de gases na atmosfera, mudanças climáticas que estão provocando o degelo das calotas polares e como conseqüência o aumento do nível dos oceanos, representantes do governo da Holanda estiveram na sede da Ocepar nesta quinta, dia 17, discutindo sobre a realização de um projeto piloto junto a pequenos produtores de suínos de cooperativas paranaenses.

Jos G. van Vooren, conselheiro agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, e o professor Peter Zuurbier, da Universidade Wageningen, atualmente professor visitante na USP de Ribeirão Preto, foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, José Roberto Ricken, superintendente, Nelson Costa, superintendente adjunto e Flávio Turra, gerente técnico econômico.

No dia 9 de maio o Ministério de Agricultura, Natureza e Qualidade de Alimentos dos Países Baixos aprovou a proposta de um projeto chamado mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) para pequenos produtores de suínos. A idéia inicial é ter como foco principal os produtores de suínos, podendo ser ampliado no futuro para outras cadeias produtivas.

Queremos identificar, com ajuda da Ocepar e das cooperativas paranaenses linhas básicas de ação para subsidiar a inclusão dos pequenos suinocultores no mercado de crédito de carbono frisou Jos G. van Vooren. O próximo passo é a formatação do projeto de forma conjunta por especialistas da Ocepar, cooperativas interessadas e a realização de um Worshop para debater a implementação do programa com apoio financeiro dos Países Baixos.