Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

Brasil e Cuba alcançam acordo "Pre-Listing" para exportação de produtos de origem animal

Novo sistema simplifica o acesso de novas plantas ao mercado cubano, eliminando a necessidade de inspeções "in loco"

Brasil e Cuba alcançam acordo "Pre-Listing" para exportação de produtos de origem animal

O governo brasileiro anunciou um acordo que marca um importante passo nas relações comerciais entre o Brasil e Cuba. As autoridades cubanas reconheceram a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária, o que se aplica especificamente às exportações brasileiras de lácteos, carne bovina, suína, de aves e produtos do mar.

Na prática, o Centro Nacional de Sanidade Animal (CENASA) de Cuba concedeu ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorização para certificar e habilitar estabelecimentos que foram auditados pelo CENASA em 2022 e 2023, bem como outras unidades produtivas que cumpram os requisitos estabelecidos.

Esse novo sistema simplifica o acesso de novas plantas ao mercado cubano, eliminando a necessidade de inspeções “in loco”. Conhecido como “pre-listing”, esse procedimento reflete a confiança no controle sanitário nacional do Brasil, reconhecida por mais de 150 países que consomem os produtos brasileiros em questão.

Em 2022, o Brasil exportou aproximadamente USD 57,9 milhões em proteína animal, lácteos e pescados para Cuba, totalizando cerca de 43,3 mil toneladas de alimentos. Entre janeiro e setembro de 2023, essas exportações alcançaram mais de USD 38 milhões, correspondendo a aproximadamente 27,3 mil toneladas de alimentos.

As importações globais de produtos dessas categorias por Cuba em 2022 somaram USD 832,4 milhões, equivalendo a cerca de 430,8 mil toneladas de alimentos. O reconhecimento do sistema brasileiro pelas autoridades cubanas permitirá que o Brasil amplie sua participação nesse setor, contribuindo ainda mais para a segurança alimentar da ilha.

Essa conquista é resultado da estreita colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).