Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Expectativa nas exportações traz otimismo para agroindústrias de SC

Missão internacional visita frigoríficos, fiscalizando condições sanitárias. Ideia das agroindústrias é vender para mercados exigentes, como Rússia.

Expectativa nas exportações traz otimismo para agroindústrias de SC

O momento é de otimismo entre as agroindústrias de Santa Catarina. Uma missão internacional está visitando os frigoríficos do estado. A expectativa é pela retomada das exportações e aumento do faturamento para o próximo semestre, como informou reportagem da RBS TV.
Um grupo vindo da Venezuela chegou a Santa Catarina no começo da semana e deve permanecer no Sul do país por um mês. A missão é fiscalizar as condições sanitárias de vários frigoríficos catarinenses e gaúchos.
Nos cinco primeiros meses deste ano, Santa Catarina exportou 9% a menos do que de janeiro a maio do ano passado. Foram 56.276 toneladas em 2015 contra 61.842 de 2014, segundo dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). A diferença no faturamento, comparando esses dois períodos, foi de U$ 42,178 milhões.
A previsão é de que o segundo semestre seja diferente. Porém, por questões estratégicas, os visitantes não falam sobre a avaliação de cada frigorífico. As agroindústrias também não dão detalhes sobre as negociações com os clientes.
Para Mário Lanznaster, presidente de uma das maiores agroindústrias do estado, os reflexos das exportações que estão sendo feitas recentemente só serão sentidos em dois meses.
“Hoje a Rússia, principalmente, abriu muito bem, está abrindo mais ainda para a compra de carne suína do Brasil. Então está comprando bastante aqui do Sul. Só que essas carnes estão embarcando agora. Agora que estão chegando os pedidos para embarque. Então a consequência desse embarque que estamos tirando agora vai ser daqui a 45, 60 dias”, explicou Lanznaster.