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Logística

Contratação de frete no agronegócio registra crescimento de 21% no quarto trimestre de 2023

Soja, milho e fertilizantes foram os mais os itens mais representativos em movimentação

Contratação de frete no agronegócio registra crescimento de 21% no quarto trimestre de 2023

O setor de fretes rodoviários do agronegócio experimentou um aumento significativo de 21,4% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022 no Brasil, conforme dados coletados pela plataforma online de transporte de cargas, Frete.com. O agro representa 34% dos fretes publicados na plataforma. Os produtos mais notáveis em termos de movimentação foram soja, milho e fertilizantes.

O transporte de soja teve um notável aumento de 132%, totalizando mais de 139 mil fretes no último trimestre de 2023. No caso do milho, o aumento foi de 21,7%, com 151 mil fretes registrados no período. Os fretes de fertilizantes também cresceram, apresentando um aumento de 22,2% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando mais de 195 mil fretes desse produto.

Os resultados foram impulsionados pelas safras recordes de soja e milho no país durante o ciclo 2022/2023. No que diz respeito à distribuição geográfica, o Estado do Paraná teve um destaque significativo, com um crescimento de 414% nos fretes de soja. Outros estados que se destacaram foram Goiás, com um aumento de 192%, e Mato Grosso, com 139% de crescimento.

No caso do milho, Mato Grosso liderou com um aumento de 78% no volume de fretes, seguido por Mato Grosso do Sul, que registrou um crescimento de 36,7%, e Paraná, com 8,6%. Quanto aos fretes de fertilizantes, Minas Gerais teve um aumento de 31,5%, Paraná registrou um crescimento de 29,6%, e São Paulo teve um aumento de 27,6%.

Federico Vega, CEO da Frete.com, destacou que o aumento na demanda por fretes está diretamente relacionado às estimativas de produções recordes e ressaltou a importância de escoar os produtos agrícolas nos últimos meses do ano. O transporte eficiente é essencial para garantir a distribuição desses produtos para os mercados nacionais e internacionais.