Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Embrapa apresenta abatedouro móvel no Tecnoeste em Concórdia

Instalado em um contêiner que pode ter seis ou 12 metros de comprimento, o abatedouro móvel foi criado para ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Por ser móvel, a instalação tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e ajudar a diminuir os custos da atividade.

O abatedouro móvel para suínos, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves e pela empresa Engmaq de Peritiba-SC, é uma das atrações da 13ª edição do Tecnoeste, Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense em Concórdia. O evento deste ano tem como tema “Gestão, qualidade de vida e sucessão na propriedade rural” e acontece de 17 a 19 de fevereiro no parque tecnológico do Instituto Federal Catarinense, na rodovia SC-283, km 8.
 
Instalado em um contêiner que pode ter seis ou 12 metros de comprimento, o abatedouro móvel foi criado para ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Por ser móvel, a instalação tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e ajudar a diminuir os custos da atividade. A tecnologia também permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam ser vendidas para outros municípios ou estados. Foram dois anos de pesquisa até se chegar à versão final do primeiro abatedouro, configurado para suínos. O desenvolvimento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
 
A Embrapa Suínos e Aves também apresenta o arranjo tecnológico para a produção de fertilizante orgânico a partir de dejetos suínos, softwares e aplicativos da Embrapa, informações e recomendações sobre biosseguridade em granjas de produção animal, bem como orientações sobre sistemas de produção de base ecológica.
 
No aviário modelo, em parceria com a GSI Agromarau, estarão expostos equipamentos do setor. Também serão feitas minipalestras técnicas abordando controle de roedores, aproveitamento da água da chuva e biosseguridade na avicultura. Ainda, estarão expostas as cultivares Capim Elefante BRS Kurumi, Sorgo Silageiro BRS 655, Milheto BRS 1503, Capim Sudão BRS Estribo, Feijão BRS Campeiro e Sorgo Silageiro BRS 810, desenvolvidas pela Embrapa Trigo de Passo Fundo-RS. Os visitantes também vão poder conhecer as linhagens fêmea e macho de suínos da Embrapa (MO25C e MS115), o projeto ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) e a demonstração de adubação e grãos em parceria com a Agrocon.