Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário suíno

<p>Preços do suíno em colapso. Leia a coluna desta quinta (11).</p>

Redação (11/09/2008)- A semana passada o preço no mercado Iowa-Minnesota sofreu uma queda de 81.55 a 68.34 ($ 26 dólares por cabeça a menos). Ao mesmo tempo, os preços nos cortes dos canais tem descido de 90.31 a 80.51. Nas últimas duas semanas o preço do suíno neste mercado tem declinado de 85.84 a 68.34 – uma redução de $ 34 USD por cabeça. Não é uma boa notícia, e, com os preços do alimento no nível que estão, a grande maioria de produtores deve estar novamente perdendo dinheiro.

Com os custos de produção rodando os $0.80 USD/lb estes preços podiam deixar perdas sofridas de mais de $40 USD por cabeça, o qual nenhum de nós quer enfrentar neste momento. Onde está a boa notícia?

Os preços futuros encerraram a sexta com Outubro a $68.52 e Dezembro a 68.95. Apesar de serem preços ainda não rentáveis, podiam significativamente ser melhores que os preços padrão do outono.

A produção de frango continua em retirada. Pilgrim Prides (a maior produção avícola dos Estados Unidos) diminuirá entre 5 e 7% de sua produção neste outono.

Outros: Cagles Inc. -4%
Fieldale Farms Corp -5%
Simmon Foods -6%
Wayne Farms LLC -6%

Enquanto isso, Foster Farms e Sanderson Farms têm adiado seus planos de expansão.

Menos frango no mercado durante o outono será de grande apoio aos preços do suíno, e como se tem anunciado, o corte na produção de frango significa que milhões e milhões de frango não irão ao mercado.

Do lado da carne bovina, temos futuro para outubro em USD$1.04 e 1.06/ib. Estes preços altos na pecuária de carne também ajudaram muito os preços do suíno.

Nestes momentos se tem anunciado que a Rússia fará um corte em suas cotas de importação. Os problemas entre México e os Estados Unidos e as supostas oportunidades das importações da China tem golpeado o mercado fortemente. Esperamos que todos estes problemas se resolvam prontamente. O preço do suíno de mercado na Rússia é de $360 USD por cabeça, com utilidades para os produtores de mais de $150 USD por cabeça. Eles não necessitam estar protegidos das importações de carne suína. Um corte nas importações de suíno na Rússia elevará ainda mais os preços ao consumidor neste mercado. Esperamos que as importações continuem.

Também esperamos ver resolvidas as diferenças entre México e os Estados Unidos não haverá ganhadores em uma guerra deste tipo.

China – É incrível como numa semana eles importam e na semana seguinte é afetada por mudanças psicológicas. Tudo parece demasiado abrupto. Estivemos na China em várias oportunidades e não conhecemos ninguém que saiba a ciência certa de quantos suínos há neste país.

Smithfield Foods
Tivemos momentos difíceis em nossa indústria suína e a Smithfield Foods é o maior produtor suíno do mundo e não está imune. Smithfield anunciou seus resultados trimestrais semana passada. O segmento de suínos teve perdas de 38.8 milhões de dólares, comparados aos ganhos mostrados no mesmo período do ano passado de $93 milhões de dólares. A diferença, segundo Smithfield se deu em seu custo de produção, quando o ano passado este estava em $0.49 USD este ano anda pelos $0.61 por libra.

Como sempre, os resultados de Smithfields são uma espécie de barômetro para medir o resto da indústria. O incremento nos custos de produção tem empurrado o ponto de equilíbrio a uns níveis sem precedentes. Ao observar os resultados de Smithfield, é como olharmos no espelho, é nossa própria realidade. Na América do Norte se costuma dizer “como vai General Motors, assim irá a economia americana”. Na indústria suína de hoje diríamos “como vai Smithfield, assim irá o setor suíno”.

Maple Leaf Foods
Maple Leaf Foods é a maior empresa de alimentos do Canadá e que desafortunadamente tem sido associada com o recente aparecimento de Listeria em uma de suas empresas processadoras. Várias pessoas morreram, e se tem convertido em uma terrível situação para Maple Leaf, pelo número de pessoas afetadas e pela totalidade da indústria pecuária e avícola afetada. A Maple Leaf e seu presidente, Michel McCain, têm enfrentado todo o problema, não somente assumindo as responsabilidades que os compete e sem delegar a culpa a ninguém mais. É uma situação triste e agora os advogados que “perseguem a ambulância” estão montando imensas demandas contra Maple Leaf. Um Maple Leaf ferido é uma perda para a indústria suína canadense. Não veremos ganhadores nesta situação particular.

Autor: Jim Long, Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz, Gerente de vendas Genesus em Ibero – América
06 Setembro, 2008

Colunas anteriores:

28/08/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=34911&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
04/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35123&tipo_tabela=negocios&categoria=economia