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Viva! O marketing está nascendo na pecuária! - por Por José Annes Marinho

A comunicação nos dias atuais é um fator importantíssimo para gerar novos negócios, fortalecer a marca e aproveitar oportunidades, tanto na cidade como no campo.

Viva! O marketing está nascendo na pecuária! - por Por José Annes Marinho

A comunicação nos dias atuais é um fator importantíssimo para gerar novos negócios, fortalecer a marca e aproveitar oportunidades, tanto na cidade como no campo. Em geral o sucesso de um produto está na forma que irá apresentá-lo ao seu cliente: fazer a ligação do seu produto final e mostrar de onde ele veio. Certamente será o grande diferencial para conquistar os consumidores cada vez mais exigentes. Os experts em marketing sabem disso! E você, sabe? Caso não saiba, está na hora de buscar mais informações. Essa pode ser uma forma de valorizar seu produto ainda mais!

O agronegócio brasileiro tem grandes deficiências neste segmento: somos ineficientes e pouco convincentes. Talvez eu esteja sendo muito rigoroso nessa  avaliação, no entanto, temos a faca e o queijo na mão para fortalecer o setor que passa por muitas desconfianças e preconceitos, principalmente pela sociedade urbana. Muito disso é nossa culpa que nos escondemos e não mostramos o que de fato produzimos e como produzimos. Em geral, não exercitamos o cooperativismo, fazemos ações isoladas, pensando em nossos negócios unicamente. Uma pena! Quem sabe possamos mudar isso logo.

Vejam a pecuária brasileira: tem um dos maiores rebanhos do mundo, uma das maiores áreas, exporta carnes para mais de uma centena de países, mas usa pouco estes atributos como ferramenta de imagem e negócios. Nosso foco esta na defesa, em justificar erros ou acertos do passado. É por isso que sempre estamos correndo atrás de algo. Quando nos deparamos com os comerciais recentes que estão valorizando suas marcas, acabamos por criticá-los. É claro que precisamos analisar todos os impactos de um comercial vindo logo após denúncias exibidas em rede nacional e a concentração do mercado, mas quem não conhece o setor, certamente vê isso com bons olhos, e quem conhece: desconfia! O fato é: foi uma estratégia de marketing genial, independente se está certo ou errado, se é ético ou não, acredito que os números da empresa irão comprovar isso, mas vale lembrar que ainda temos 1.300 frigoríficos no Brasil que fornecem muitos alimentos para os brasileiros, não podemos nos esquecer deles.

Bom, tudo isso nos mostra alguns caminhos que podemos seguir o processo de certificação, transparência, bem estar animal, qualidade, controle, rastreabilidade, entre tantos outros itens de conformidade podem ser ferramentas importantíssimas para valorização da marca e ganho de market share (mercado), o consumidor urbano espera e valoriza isto.

De fato, a comunicação está cada vez mais rápida e precisa ser usada continuadamente e com inteligência. Temos muitos exemplos de sucesso, como muitos outros exemplos de insucesso. As pessoas precisam ser lembradas constantemente sobre os produtos e seus benefícios. Tudo isso faz parte de um plano de marketing que abrange o famoso share of mind, a lembrança de algo bom, na mente dos consumidores. Para isso, as ações precisam ser exponenciais e continuas. Somente dessa forma os valores e marcas serão lembrados. 

Enfim, analisar e identificar como podemos atingir os melhores resultados, orquestrando bons planos de marketing para valorizar o que temos de bom e no que somos melhores serão os diferencias no futuro de um setor que está descobrindo essas estratégias de vendas. A pecuária brasileira precisa entender isso, seja com os exemplos recentes, seja por sua iniciativa, principalmente dentro da porteira. E isso somente depende das nossas atitudes.

Avante pecuaristas, saibamos valorizar os nossos produtos. A chave de bons negócios está em nossas mãos! Aproveite: corte o queijo e o coloque em embalagens para presente, mostre a eles sua origem e, certamente, seus clientes ficarão lisonjeados com a sua atitude e se tornarão cada vez mais fiéis.

Por José Annes Marinho ; Engenheiro Agrônomo, Gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef.