Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Enchentes RS

MAPA e Farsul discutem ações emergenciais para recuperação do setor agropecuário gaúcho

MAPA e Farsul discutem ações emergenciais para recuperação do setor agropecuário gaúcho

Em uma reunião por videoconferência realizada nesta terça-feira (7/5), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, junto com representantes do ministério, deu início ao primeiro de uma série de encontros com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e mais de 100 sindicatos rurais. O objetivo é estabelecer medidas emergenciais para recuperar a agropecuária gaúcha após os recentes desastres naturais.

Durante a reunião, foi decidido que os encontros acontecerão a cada dois dias, garantindo atualizações constantes e a eficácia das medidas de apoio ao setor. O economista da Farsul, Antonio da Luz, detalhou os danos causados pelas enchentes, mencionando que várias fazendas foram completamente destruídas e, apesar da colheita de arroz já ter sido em grande parte realizada, os silos de armazenamento foram severamente afetados.

Gedeão Pereira, presidente da Farsul, afirmou que o estado ainda possui uma quantidade suficiente de arroz e ressaltou o esforço contínuo da diretoria em monitorar os impactos no setor. De acordo com dados do IBGE, o Rio Grande do Sul é responsável por 68% da produção nacional de arroz.

O ministro Fávaro enfatizou o compromisso do governo federal em apoiar o setor agropecuário, destacando a importância estratégica do Rio Grande do Sul para a agricultura brasileira.

As equipes técnicas iniciaram a formalização das propostas de apoio ao setor logo após a reunião. Antonio da Luz destacou a necessidade de preservar a produção agropecuária para garantir a manutenção dos empregos no estado.