Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

biomassa

Projeto transfronteiriço utiliza biomassa para aquecer aldeia de Vila Pouca de Aguiar

A ideia é instalar um sistema coletivo de aquecimento com utilização de matéria vegetal, escolhendo inicialmente uma comunidade pequena para o projeto.

Projeto transfronteiriço utiliza biomassa para aquecer aldeia de Vila Pouca de Aguiar

O projeto-piloto transfronteiriço anunciado em Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, Portugal, visa aquecer as casas da aldeia por meio de uma central de biomassa alimentada pelos sobrantes da limpeza da floresta. O presidente do município, Alberto Machado, destacou que a instalação de uma caldeira de biomassa aquecerá a água, proporcionando aquecimento às residências da aldeia. O projeto, chamado “Aldealix”, faz parte de uma iniciativa transfronteiriça envolvendo aldeias em Portugal e Espanha, visando otimizar o uso de recursos florestais para fins energéticos e promover a transição ecológica e energética nas zonas rurais.

A ideia é instalar um sistema coletivo de aquecimento com utilização de matéria vegetal, escolhendo inicialmente uma comunidade pequena para o projeto. A aldeia de Tresminas foi escolhida devido ao seu tamanho, com cerca de 25 agregados familiares, casas concentradas e uma população envelhecida. O projeto envolve a criação de uma central de biomassa que utilizará sobrantes da limpeza da floresta para alimentar uma caldeira, aquecendo a água que será distribuída para as residências da aldeia.

A iniciativa, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), faz parte de um projeto transfronteiriço que também envolve uma aldeia em Arcos de Valdevez (Portugal) e duas aldeias espanholas em Monterrei e Cerdedo-Cotobade. A expectativa é que o projeto contribua para a transição energética, a luta contra as alterações climáticas, a valorização da floresta e a prevenção de incêndios florestais. O objetivo final é atrair novos residentes para as zonas rurais e promover o conforto térmico das casas. A obra está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano.