Fonte CEPEA
Milho Campinas (SP)R$ 63,44 / kg
Soja PRR$ 129,04 / kg
Soja Porto de Paranaguá (PR)R$ 135,68 / kg
Suíno Grande São Paulo (SP)R$ 12,68 / kg
Suíno SPR$ 8,78 / kg
Suíno MGR$ 8,42 / kg
Suíno PRR$ 8,15 / kg
Suíno SCR$ 8,09 / kg
Suíno RSR$ 8,07 / kg
Ovo Branco Gande São Paulo (SP)R$ 164,43 / cx
Ovo Branco Grande BH (MG)R$ 168,16 / cx
Ovo Vermelho Gande São Paulo (SP)R$ 182,38 / cx
Ovo Vermelho Grande BH (MG)R$ 188,07 / cx
Ovo Branco Bastos (SP)R$ 158,08 / cx
Ovo Vermelho Bastos (SP)R$ 176,28 / cx
Frango SPR$ 7,44 / kg
Frango SPR$ 7,45 / kg
Trigo PRR$ 1.476,58 / t
Trigo RSR$ 1.330,21 / t
Ovo Vermelho Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 183,93 / cx
Ovo Branco Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 164,06 / cx
Ovo Branco Recife (PE)R$ 146,45 / cx
Ovo Vermelho Recife (PE)R$ 161,06 / cx

MOBILIDADE

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Grupo CCR informa que estuda a implantação do sistema, embora não tenha revelado detalhes

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Os estudos para a implementação do primeiro Veículo Leve sobre Trilho (VLT) movido a hidrogênio verde já foram iniciados. O projeto é uma iniciativa do Grupo CCR, empresa de concessão de infraestrutura, transporte e serviços do país.
Segundo a empresa, o próximo passo é alinhar os estudos à região que melhor se adequa às necessidades de um VLT. (“Um desses parâmetros de instalação é, por exemplo, a proximidade de um centro de produção de hidrogênio verde.”) A Bahia aparece como um dos Estados que podem sediar o projeto piloto.
Por enquanto, não há expectativa de participação do poder público no projeto. (“O aporte também deve variar conforme a localização em que o VLT movido a hidrogênio será implantado.”)

Para Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, o Brasil já tem um grande potencial de produção de energia limpa. “É um país onde essa solução de ferrovia a hidrogênio pode ter uma presença importante no segmento ferroviário aqui no país. A gente foi buscar essas soluções justamente por acreditar no potencial do Brasil para utilização da energia por hidrogênio verde”, afirma.

Além do baixo impacto ambiental de um VLT movido a hidrogênio verde, a implementação de um trem como esse também pode representar economia a longo prazo. (“Apesar de o custo de operação ser maior que um veículo semelhante movido a energia elétrica, o investimento estrutural é mais baixo.”) Segundo o presidente, os custos de manutenção com bancos de rede elétrica, por exemplo, são menores.

Hidrogênio verde no Brasil


No último ano, iniciativas com hidrogênio verde surgiram em todo o país. (“Em Santa Catarina, por exemplo, a primeira usina de hidrogênio verde do Estado está instalada no território da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).”) Lá, o combustível produzido a partir da água da chuva captada no local utiliza a energia produzida pelos próprios painéis solares do prédio.
Para ser considerado “verde”, o hidrogênio precisa que todas as etapas de sua produção utilizem apenas meios de energias renováveis, como a solar e a eólica. (“Durante a eletrólise a água passa por um processo de purificação e, depois, passa por um eletrolisador que produz hidrogênio e oxigênio.”) Assim, apenas o vapor de água condensada vai para a atmosfera.

O tema tem ganhado força no debate público, por apresentar grande potencial na redução de uso de combustíveis fósseis, além da diminuição da emissão de gases poluentes. (“Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a PL 2308/2023, em que institui o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, com incentivos para a indústria do hidrogênio.”)

Fonte: Mobilidade Estadão