Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sapiens Parque

UFSC produzirá energia solar para mover ônibus elétrico em Florianópolis

O veículo será o principal meio de transporte de professores, técnicos e alunos da universidade até o Sapiens Parque, a partir de dezembro

A partir de dezembro, alunos, professores e técnicos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com atividades no Sapiens Parque, em Florianópolis, serão transportados em um ônibus 100% elétrico. O veículo foi apresentado dia 1° de setembro no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo, e será abastecido com energia solar gerada pela própria universidade.

Atualmente, quem precisa se deslocar do campus até o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens, utiliza veículos próprios, depende de caronas ou do transporte público, levando cerca de uma hora e meia para chegar ao local. A estimativa é de que, com o ônibus elétrico, o trajeto seja feito em 30 minutos.

A energia necessária para que o veículo circule será gerada pelo próprio Centro de Pesquisa. As recargas serão feitas por meio da rede presente no campus e no parque.  O veículo fará esse percurso quatro vezes ao dia, totalizando 50 quilômetros entre ida e volta, com emissão zero poluentes.

De acordo com o professor e coordenador do Fotovoltaica, Ricardo Rüther, o consumo e a geração da energia serão monitorados durante a operação do ônibus, servindo como base para pesquisas acadêmicas. “Levantaremos dados sobre o desempenho do motor, consumo de energia, frequência do deslocamento e outros”, explica, lembrando que o veículo também será objeto de estudo para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Civil, Arquitetura, Sistemas de Automação e Ciências da Computação.

O ônibus será dotado de tecnologia Wi-Fi e um espaço para reuniões. “Poderemos embarcar e já começar a trabalhar, sem perder tempo no trânsito”, ressalta o professor.

O objetivo da UFSC, de acordo com Rüther, é se tornar referência e replicar a iniciativa em outros centros urbanos, para mostrar a importância do uso de fontes de geração e de consumo de energia limpa. A aquisição do ônibus é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por uma licitação.