Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Reserva extrativista recebe energia solar no Amazonas

Tecnologia vai apoiar comunidade local e incrementar produção de pescados e frutas na região

Reserva extrativista recebe energia solar no Amazonas

A partir de julho do ano que vem será instalada fonte de energia solar para abastecer as reservas extrativistas Médio Purus e Ituxi (Resex), no Amazonas. Uma fábrica de gelo na região deve ser reativada para conservar a produção de peixes e frutas. 

Segundo os extrativistas, além de conservar esses produtos, as comunidades poderão desfrutar de mais tempo de eletricidade para aulas noturnas nas escolas, centros de informática e aumento de captação de água por poço artesiano ou da chuva, com bombeamento e filtração. Hoje a região só conta com três horas por dia de eletricidade, gerada a partir de motor a diesel. 

A articulação teve início neste ano e é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Coordenação de Políticas e Comunidades Tradicionais, e o WWF. 

Para o gestor do ICMBio na Resex de Médio Purus, José Maria Ferreira de Oliveira, a energia limpa nas comunidades extrativistas trará tranquilidade, segurança, fartura e economia. “Isso vai gerar autonomia e impulsionar novas atividades produtivas além de melhorar e muito a qualidade de vida de cada morador”.

Já Benedito Clemente de Souza, morador da Resex Médio Purus, diz que a energia propiciará uma verdadeira revolução na comunidade. “Tomar água gelada nesse calor que vivemos e ter um peixe resfriado sem ter que salgar, sabendo que já tem gente com problema de pressão alta por causa do sal, isso tem muito valor para nós”, afirmou Souza.