Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Consulta pública é aberta para projetos de hidrogênio renovável

Entre os impactos do hidrogênio renovável identificados pela ANEEL estão a redução das emissões de gases de efeito estufa

Consulta pública é aberta para projetos de hidrogênio renovável

Uma chamada para cadastramento de projetos de hidrogênio renovável, também conhecido como hidrogênio verde, foi aberta para consulta pública pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A minuta da chamada estará disponível para contribuições a partir de 7 de junho até 24 de julho.

O hidrogênio renovável tem sido considerado um dos combustíveis do futuro, oferecendo uma alternativa importante aos combustíveis fósseis, alinhado ao contexto global de descarbonização e mitigação das mudanças climáticas. Sua utilização não emite dióxido de carbono como subproduto, diferenciando-se dos vetores energéticos tradicionais.

Para ser considerado renovável, o hidrogênio deve ser produzido a partir de matérias-primas e fontes de energia provenientes de recursos renováveis. O objetivo dessa chamada do PDI é impulsionar projetos que promovam a produção de hidrogênio utilizando fontes renováveis de eletricidade, como hidrelétrica, biomassa, eólica e solar.

A inclusão de projetos relacionados à energia nuclear está aguardando uma posição da Procuradoria Federal junto à ANEEL, uma vez que a competência para pesquisas nessa área é da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O hidrogênio renovável é considerado pelos técnicos da ANEEL uma das inovações capazes de sustentar o crescimento da demanda por eletricidade, juntamente com a digitalização, eletrificação dos usos finais e o aumento da eficiência energética. Sua capacidade de conectar vários setores da indústria e da economia que atualmente dependem de fontes não renováveis de energia e matérias-primas é destacada. O hidrogênio pode ser armazenado em grandes quantidades e facilmente convertido em eletricidade, oferecendo novas opções de armazenamento de energia para o setor elétrico.

Entre os impactos do hidrogênio renovável identificados pela ANEEL estão a redução das emissões de gases de efeito estufa, a flexibilidade operacional da rede elétrica devido à facilidade de armazenamento e transporte do hidrogênio, bem como a criação de oportunidades de negócios, empregos e valor agregado para produtos da indústria nacional.