Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CONSUMO

Afinal, devemos lavar ou não o frango antes do preparo?

Afinal, devemos lavar ou não o frango antes do preparo?

O participante do Big Brother Brasil 24, Davi, chamou a atenção dos telespectadores na última semana ao lavar o frango antes de cozinhá-lo. A atitude é considerada perigosa por especialistas em segurança alimentar.

O frango cru pode conter bactérias patogênicas, como a Salmonella e a Campylobacter. Essas bactérias podem provocar intoxicação alimentar, diarreia e febre.

Ao lavar o frango, as bactérias podem se espalhar pela pia, pelas mãos e por outros alimentos. Isso aumenta o risco de contaminação cruzada, que é quando bactérias de um alimento contaminam outro.

Para evitar o risco de contaminação, o ideal é não lavar o frango. O cozimento adequado mata as bactérias presentes na carne.

Repercussão nas redes sociais

Davi Laranjeira, conhecido como @chefcurioso, em seu perfil no Instagram com mais de um milhão de seguidores, compartilha informações e desvenda curiosidades sobre o mundo dos alimentos em sua conta. O tema não passou despercebido, Davi comenta que lavar o frango pode gerar contaminação, bem como reduzir a propriedade nutricional dos alimentos.