Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

ABPA lança nova fase da campanha de prevenção contra a Influenza Aviária

ABPA lança nova fase da campanha de prevenção contra a Influenza Aviária

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) anunciou hoje o início de uma nova etapa da campanha nacional de prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), com o objetivo de fortalecer a biossegurança em toda a avicultura do país. Essa iniciativa visa unir a cadeia produtiva em um esforço nacional para proteger o setor contra a ameaça da doença.

Nesta fase ampliada da campanha setorial, o foco se estenderá para abranger não apenas as produções comerciais, mas também aquelas consideradas subsistência ou “fundo de quintal”, além do público em geral. Serão desenvolvidos novos materiais, como vídeos, cards e arquivos para impressão, que serão distribuídos por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.

Além disso, a nova etapa da campanha de prevenção fornecerá apoio às entidades estaduais do setor para a realização de ações regionais. Folders e cartazes em formato eletrônico estarão disponíveis para distribuição em locais estratégicos, como áreas litorâneas e núcleos de produção.

A ABPA também mantém informações gerais sobre cuidados, orientações sobre notificação e outros dados no site oficial da campanha “Brasil Livre de IA”.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, ressalta que “o trabalho de preservação da biosseguridade na avicultura nacional continua sendo uma prioridade, permitindo ao Brasil manter a avicultura industrial livre da Influenza Aviária. No entanto, é fundamental que todos permaneçam atentos, especialmente durante o período de migração das aves para o Hemisfério Sul. É por essa razão que ampliamos o alcance de nossa campanha para incluir públicos que, embora não estejam envolvidos na produção industrial e não impactem diretamente o abastecimento nacional e as exportações, desempenham um papel essencial na preservação do status sanitário do Brasil.”

O Brasil é o único grande produtor de aves que nunca registrou casos de Influenza Aviária na produção industrial, o que lhe confere o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como um país livre dessa enfermidade.