Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

Abertura do mercado de Butão pode impulsionar exportações de carne de frango na Ásia

Abertura do mercado de Butão pode impulsionar exportações de carne de frango na Ásia

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) estima que os exportadores de carne de frango ampliarão sua presença na pauta exportadora para a Ásia, em virtude da recente abertura do mercado de Butão, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura.

Butão, localizado no Sul da Ásia, com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes, apresenta um consumo per capita relativamente baixo, cerca de 5 quilos por ano. Em comparação, o consumo per capita no Brasil deve encerrar 2023 com um total de 46 quilos.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destaca o potencial de aumento no consumo de carne de frango pela população butanesa e a possibilidade do Brasil se tornar um parceiro significativo para a segurança alimentar do país asiático, graças ao trabalho eficiente do Governo Brasileiro.

Luís Rua, diretor de mercados da associação, destaca a relativa vantagem das tarifas para exportações de produtos avícolas para a Ásia, estabelecidas em torno de 10% sobre o valor do produto embarcado, no contexto internacional.

“Esta nova abertura encerra o ano com êxito no trabalho realizado pelos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, com um número significativo de aberturas para os setores avícolas e suinícolas, atingindo níveis sem precedentes”, ressalta Rua.