Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Logística

Preço médio do frete registra aumento de 5% em abril devido à movimentação da safra de grãos

Aumento é resultado da crescente safra de grãos, que continua impulsionando os custos logísticos

Preço médio do frete registra aumento de 5% em abril devido à movimentação da safra de grãos

O preço médio do frete por quilômetro rodado teve um aumento de 5% em abril em comparação com março, fechando o mês em R$ 8,36, de acordo com o Índice de Frete Repom (IFR). Esse aumento é resultado da crescente safra de grãos, que continua impulsionando os custos logísticos e contribuindo para um aumento acumulado de 18% no preço médio do frete ao longo do ano. Vinicios Fernandes, diretor da Repom, afirmou: “Neste ano, o preço médio do frete continua em alta, o que é resultado da escalada da safra de grãos e também impulsiona os custos logísticos”.

A parcela correspondente ao diesel na composição do preço médio do frete diminuiu de 40,45% no consolidado de 2022 para 37,18% nos primeiros quatro meses de 2023, devido à queda no valor do litro do combustível. No entanto, Fernandes mencionou que houve um aumento na parcela referente aos juros, que passou de 10,36% no ano anterior para 11,06% neste ano, no resultado de abril.

O IFR é um índice que acompanha o preço médio do frete e sua composição. Ele é calculado com base em 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom, uma marca da Edenred Brasil especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga.