Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Personalidades do agronegócio marcam presença no dia da carne suína mineira

A data exata de comemoração é 30 de abril, data de fundação da ASEMG.

Personalidades do agronegócio marcam presença no dia da carne suína mineira

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) comemorou junto com diversas personalidades do agronegócio o “Dia da Carne Suína Mineira”. A data exata de comemoração é 30 de abril, data de fundação da ASEMG,  mas devido a proximidade com o feriado a entidade optou por realizar a comemoração na última segunda-feira (04).  O Dia da Carne Suína Mineira foi instituído pela lei número 21.125, estabelecida a pedido da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira e o local escolhido para a realização do evento foi o Mercado Central de Belo Horizonte, ícone da gastronomia mineira.
 
O evento contou com a presença de autoridades ligadas a todos os elos da cadeia, como Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Deputado Estadual  Inácio Franco, representando a Frente Parlamentar Da Suinocultura Mineira,  Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Sílvio Silveira, presidente da  Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal (AFRIG), Cássio Braga, Presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados e do Frio de Minas Gerais (SINDUSCARNE), Altino Rodrigues Neto, superintendente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Lucas Rocha Carneiro, do Conselho Estadual de Política Agrícola da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, Paulo Marcius Campos, coordenador de estratégia e exportação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Ataíde, representando o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE MINAS), o chef Eduardo Maya, criador do Festival Comida di Buteco e atual curador do projeto Aproxima, além de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
 
O Dia da Carne Suína Mineira  além de ter sido um evento festivo, foi também palco para o início de discussões de temas importantes para a cadeia suinícola, como o Projeto Origem Minas, onde fora pleiteado a inserção da carne suína no mesmo. Este projeto é uma iniciativa conduzida pelo SEBRAE MINAS E FAEMG que tem como objetivo valorizar os produtos originários de Minas Gerais  através do desenvolvimento de estratégias de capacitação, promoção e comunicação. “O Origem Minas é uma iniciativa fantástica que já ajudou algumas cadeias como a cachaça e o café. Diante disso, percebemos no escopo do projeto a possibilidade da inserção também da carne suína e junto com o SEBRAE MINAS, FAEMG, AFRIG e SINDUSCARNE começarmos a estruturar um grande plano de ação a fim de valorizar ainda mais a carne suína mineira” explicou o vice-presidente da ASEMG, José Arnaldo Cardoso Penna.
 
Outro tema tratado durante o evento foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), criado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) que com o apoio de entidades mineiras como Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (ASTAP),  Frigorífico SUINCO, Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP) e o Frigorífico Saudali , a entidade nacional deu  vida a um sonho do presidente da ASTAP, Ricardo Bartholo,  e implementou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, criado para dar continuidade ao Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) fazendo da suinocultura uma cadeia mais forte e organizada. “As primeiras reuniões de discussão deste Fundo, bem como as duas primeiras assinaturas  de adesão ao mesmo ocorreram na sede da ASEMG. Desde então, começamos a sensibilizar também os representantes das indústrias mineiras para que juntos participemos e apoiemos este grande trabalho liderado pelo nosso presidente Marcelo Lopes. É uma grande satisfação  fazer da ASEMG parte de tudo isso” disse Dr. Antônio Ferraz, presidente da ASEMG.
 
“A atitude da ASEMG em fazer parte do FNDS e seu apoio a este movimento é de extrema importância pois juntos  vamos revolucionar a suinocultura brasileira. Esperamos poder sensibilizar mais participantes da produção, da indústria para estarem juntos nesta causa. Precisamos chegar a 800 mil matrizes contribuindo para o Fundo para conseguirmos concluir todos os trabalhos programados e o apoio da ASEMG torna o caminho menos difícil” comentou Marcelo Lopes, presidente da ABCS.
 
Após a solenidade de abertura os participantes do evento participaram de um tour gastronômico por estabelecimentos do Mercado Central onde degustaram receitas da tradicional culinária mineira, em seguida  puderam provar tradicionais pratos da comida de boteco mineira e um almoço com base na alta gastronomia. Os pratos foram preparados pelo mestre churrasqueiro e consultor gastronômico Daniel Furtado.