Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Missão do Ministério da Agricultura abre novo mercado para o Brasil em Omã

Missão do Ministério da Agricultura abre novo mercado para o Brasil em Omã

Uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão em Omã que resultou na abertura de um novo mercado para produtos agropecuários brasileiros. Na quinta-feira (22), foi confirmada a autorização para exportação de bovinos vivos para abate e engorda para o país do Oriente Médio.

A confirmação veio após uma reunião presencial entre o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e o subsecretário do Ministério da Agricultura de Omã, juntamente com representantes do governo local. A delegação brasileira incluiu também o secretário-adjunto da SCRI, Julio Ramos, e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.

O Brasil tem ampliado sua presença no mercado internacional, e somente em 2023 exportou US$ 488 milhões em bovinos vivos para 23 países. No ano passado, as exportações agropecuárias para Omã totalizaram cerca de US$ 330 milhões, registrando um aumento significativo de 70% em comparação com 2022. As carnes foram os produtos mais destacados, com a carne de frango representando 97% desse segmento.

O secretário Roberto Perosa destacou que a abertura deste novo mercado é parte dos esforços para ampliar o comércio agrícola brasileiro, impulsionados pelo pedido do ministro Carlos Fávaro. Essa conquista se soma a outras 14 aberturas de mercado neste ano, totalizando 93 desde o início do ano passado.

Além disso, durante a missão em Omã, foram discutidas oportunidades de cooperação em diversos setores, incluindo segurança alimentar, conversão de pastagens degradadas e investimentos em fertilizantes. Ambos os países demonstraram interesse em fortalecer parcerias comerciais e governamentais, identificando áreas de sinergia entre as agendas de desenvolvimento agrícola.

A subsecretária de Promoção de Investimentos do Ministério do Comércio, Indústria e Investimentos de Omã, Ibtisam Ahmed Said Al Farooji, apresentou programas de investimento do país, destacando o interesse em tornar-se um hub regional para segurança alimentar. Houve um reconhecimento mútuo da complementaridade entre o Brasil e Omã, com ênfase na possibilidade de fortalecer ainda mais a segurança alimentar e incentivar investimentos bilaterais.

Essa missão reforça o compromisso do Brasil em expandir suas relações comerciais e fortalecer parcerias estratégicas com países ao redor do mundo, impulsionando o crescimento do setor agropecuário nacional.