Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Japão chega a patamar recorde em abates por influenza aviária

País pode chegar a 10 milhões de frangos abatidos

Japão chega a patamar recorde em abates por influenza aviária

O Japão já abateu mais de 10 milhões de frangos devido à disseminação da gripe aviária, que chegou a patamares recorde no país, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura nesta terça-feira, segundo a agência Reuters.

Com o último caso de gripe aviária detectado em uma granja em Miyazaki, no sudoeste do Japão, o número total de frangos abatidos é calculado em 10,08 milhões, superando os 9,87 milhões abatidos entre novembro de 2020 e março de 2021.

No país, o número de focos chegou a 57, superando o recorde da temporada de 2020 (52). Ontem, o ministro da Agricultura japonês, Tetsuro Nomura, emitiu um comunicado sobre o alto número de aves abatidas que pediu aos criadores que fiquem “em alerta máximo” e implementem medidas epidêmicas para prevenir o surto e a propagação da doença.

“Surtos em aves selvagens foram confirmados com mais frequência do que o normal, e especialistas alertaram que a concentração do vírus no meio ambiente é muito alta em todo o país”, disse ele.

Em dezembro, o governo do Japão emitiu um alerta, orientando os avicultores das áreas afetadas a realizar a desinfecção com cal distribuída pelo governo. O primeiro surto do Japão nesta temporada foi detectado no fim de outubro do ano passado, e a temporada deve continuar até maio, disse o funcionário do ministério.