Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Exportação de frango dos EUA para Cuba atinge terceiro recorde nas últimas duas décadas

A compra de carne de frango congelada salta 33% em fevereiro em relação ao mês anterior. O valor também é reduzido.

Exportação de frango dos EUA para Cuba atinge terceiro recorde nas últimas duas décadas

As toneladas mensais de carne de frango exportadas pelos Estados Unidos para Cuba atingiram o terceiro maior recorde histórico das últimas duas décadas em fevereiro de 2022 (31.212 toneladas), superado apenas pelos “picos” registrados em julho de 2019 e março de 2021.

Segundo informações publicadas pelo economista Pedro Monreal, em sua conta no Twitter, ” as exportações de carne de frango dos EUA para Cuba em fevereiro de 2022 deram um ‘salto’ de 33% em toneladas e 28% em valor, em relação ao mês anterior”.

Além disso, de acordo com os dados apresentados pelo Monreal, houve uma redução no valor do quilo de frango dos EUA exportado para Cuba no mesmo mês (0,87 USD) em relação ao nível de 0,91 USD em janeiro de 2022.

O frango é o principal alimento que Havana importa dos Estados Unidos, embora não seja o único. Os cubanos testemunham constantemente a existência de produtos “Made in USA” nos mercados da ilha.

Entre 2001 e 2021, os Estados Unidos exportaram um total de 2.780 milhões de toneladas de carne de frango para Cuba, com um valor acumulado de 2.368 milhões de dólares, 39,5% do total de toneladas dessas duas décadas foram exportados nos últimos cinco anos (2017-2021), disse Monreal.

Em quantidades muito menores, Havana também comprou carne de porco, arroz, sucos de frutas, temperos mistos , entre outros, dos Estados Unidos durante 2021.

Esses produtos são autorizados, apesar do embargo, sob o Trade Sanctions Reform and Export Enhancement Act (TSREEA) de 2000, aprovado pelo governo George W. Bush

Eles também são regulamentados pela Lei da Democracia Cubana (CDA) de 1992 e regulamentos implementados a partir desse ano até o presente para outros produtos pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC) e o Bureau of Industry. (BIS) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

A TSREA autorizou a exportação comercial direta, mediante pagamento à vista , de produtos alimentícios, inclusive alimentos de marca, bem como de produtos agrícolas produzidos nos Estados Unidos, independentemente da finalidade.