Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

O setor avícola europeu se compromete a promover a sustentabilidade na Declaração de Berlim

O objetivo será encontrar o melhor equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico

O setor avícola europeu se compromete a promover a sustentabilidade na Declaração de Berlim

AVEC é a organização na qual muitas das principais organizações avícolas europeias estão agrupadas. Estas, entre as quais estão as interprofissionais Avianza e Amaco, acabam de chegar a um acordo para desenvolver e promover uma Carta da Sustentabilidade que será apresentada no início de 2022.

O objetivo da carta será encontrar o melhor equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade : ambiental, social e econômico, para ser consistente com os objetivos do acordo verde da UE e da estratégia da fazenda para mesa.

Todos os atores da cadeia produtiva (representantes de empresas de melhoramento, representantes de produtores rurais, processadores de alimentos, acadêmicos e cientistas) estão participando da iniciativa.

Com esta declaração, a indústria avícola europeia está comprometida com um futuro sustentável.

Por outro lado, as organizações signatárias deste documento solicitam que para garantir uma transição justa para uma produção europeia de carne de aves mais sustentável “é necessário que as autoridades da UE garantam e façam cumprir condições de igualdade com os parceiros comerciais internacionais. E exijam idênticas regras para carne de frango importada. “

No contexto do Acordo Verde Europeu e da estratégia Farm to Table, em que os 27 Estados-Membros da UE se comprometeram a fazer da União Europeia o primeiro continente neutro para o clima até 2050, o setor avícola da UE quer contribuir para um mundo mais sustentável.

“Na Avianza subscrevemos a Declaração de Berlim como um ponto de reflexão necessário para todo o setor avícola europeu sobre os principais desafios que temos vindo a enfrentar em cada uma das nossas interprofissionais nacionais. A resposta às grandes exigências da nossa sociedade e dos nossos consumidores Avançar na alimentação sustentável em todas as suas vertentes está nas mãos dos nossos agricultores e empresas do sector, que há anos trabalham para garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e respeito pelo ambiente, é mais necessário do que nunca ouvir para eles “, ele segurou Jordi Montfort, Secretário-Geral da Avianza