Na manhã de hoje (16), durante o Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal, a programação incluiu o Painel Conjuntural, que abordou o cenário e as expectativas para os mercados de aves e suínos. A AveSui, Feira Latino Americana de Aves e Suínos, foi destacada como o maior evento do setor na América Latina, reunindo os principais players da indústria para discutir tendências e inovações.
O painel contou com a participação de especialistas e representantes de importantes instituições. Fernando Iglesias, especialista da Safras & Mercado, apresentou os desafios e tendências globais para a suinocultura e avicultura de corte no curto, médio e longo prazo.
Luís Rua, diretor de mercado da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), abordou o mercado de proteína animal brasileiro e a situação das exportações. “Temos visto um certo equilíbrio entre oferta e demanda nesses últimos meses, tanto aqui no mercado doméstico como também nas exportações. Então mostramos um pouco daquilo que a gente está vendo no Brasil como esse importante provedor de alimentos e também um pouco sobre o cenário das enfermidades, por exemplo, o caso da Influenza Aviária que acometeu os plantéis nos Estados Unidos, que são um grande competidor no Brasil”, disse Rua.
Para Ricardo Antônio da Silva, médico-veterinário na ADAPAR, os temas das palestras foram relevantes. “Eu gostei bastante da apresentação, achei que foi passado um panorama de uma maneira bem clara. Deu para a gente entender a tendência do mercado, para onde ele está evoluindo”, disse.
Carla Jaqueline Botura, compradora na C.Vale, entender sobre o mercado é fundamental para os negócios. “Muito importante foi o destaque dado ao comportamento do mercado de aves e suínos, ressaltando a importância de continuar buscando melhorias e trabalhando para manter o desempenho nas exportações, bem como para continuar contribuindo para o mercado interno, que é de suma importância”, afirmou.
Clédio Roberto Marschall, Superintendente Administrativo Financeiro da Lar Cooperativa Agroindustrial, falou sobre a cultura da inovação e tecnologia na cooperativa.
O evento também incluiu uma mesa redonda com os palestrantes do painel e autoridades do setor, como Sr. Roberto Kaefer, Presidente da Globoaves/Sindiavipar/Apinco, e Sr. Filipe Fernando, Gerente de Marketing de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim. A discussão prometeu insights importantes para o futuro desses mercados tão relevantes para a economia brasileira.
A cobertura completa de todos os momentos da AveSui e eventos paralelos você confere na próxima edição da Avicultura Industrial.